A primeira-dama Márcia Pinheiro entrega na quinta-feira (11) às 14h, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, os primeiros óculos do Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2024. A entrega será simbólica para 20 estudantes de cinco escolas da rede pública municipal.
Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo. Os óculos com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes são entregues de forma gratuita aos que precisarem.
Lançado em 2018, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.
Sobre o projeto
A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou a importância de mais essa ação da gestão Emanuel Pinheiro. “O Projeto Enxergar é Humanizar tem impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação e nas suas famílias, em especial, aquelas em situação de vulnerabilidade, que mais precisam do olhar humanizado e de empatia do poder público”, disse Márcia Pinheiro.
No primeiro ano (em 2018), o projeto beneficiou estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.
Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021, sendo retomado em 2022 de forma ampliada para atender estudantes até o 6º Ano. Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.
Em 2023, os atendimentos foram retomados no segundo semestre com a realização de 1.793 exames e entrega de 1.230 óculos a estudantes do 1º ao 9º Ano de 64 escolas urbanas e do campo.
Desde que foi criado até 2023, o Projeto Enxergar é Humanizar já entregou 1.640 óculos aos estudantes que precisam.
Por Maria Barbant/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TRE alerta: mais de 107 mil títulos são cancelados em MT
Polícia Civil mira estelionato milionário contra jogadores de futebol
TCE diz que Governo pode dividir licitações de obras em lotes
Ata do Copom prevê fim das altas e Selic em 15% ao ano por mais tempo
Palmares: Operação do Gaeco desmantela facção criminosa
PC derruba desvios de mais de R$ 20 mi em cargas de soja e milho
Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados
As férias podem ser consideradas como tempo especial?
Reforma Tributária e os desafios para empresas do Simples Nacional
Nota: PF avisa que assumirá atribuições relacionadas a CACs