• Cuiabá, 17 de Maio - 00:00:00

Prefeitura de Várzea Grande confirma mutirão do Cadastro Único


Da Redação

"Equipes da Secretaria de Assistência Social - que atuam no setor do Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (10), realizando o atendimento às famílias que residem no bairro Monte Castelo e em outras comunidades da região", assinala a prefeitura de Várzea Grande.

A gestão pontua que "os trabalhos estarão concentrados em um espaço em frente ao ponto final do transporte coletivo. A ação será realizada das 8 às 11 horas".

E reforça:

É importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço. É importante também que qualquer mudança - seja de endereço ou de número de celular - sejam comunicados à equipe do Cadastro Único, pois dessa forma os dados serão atualizados, caso contrário, os beneficiários correm risco de terem o benefício suspenso.

Como destaca a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes, essa ação tem por objetivo fazer a busca ativa das famílias inscritas no programa, e que por um motivo ou outro estão com inconsistência cadastral, bem como a atualização e inserção de novas famílias para que também tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal, estadual ou Municipal.  

A coordenadora informa ainda que nesta ação, a equipe do Cadastro Único terá apoio, dos servidores do Centro de Referência em Assistência Social CRAS, unidade Santa Maria, e de uma equipe da Secretaria de Saúde que estará realizando atendimento psicossocial das famílias que forem até ao local.

LINHA DE ATUAÇÃO - Uma das linhas de atuação do Programa de Fortalecimento Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS), exige a atualização e regularização - permanentes - do CadÚnico, que deve servir de base eficaz à identificação e a caracterização das famílias de baixa renda ou vulneráveis à pobreza. 

O CadÚnico é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todos os âmbitos da federação que visam promover a inclusão social. O objetivo da ação é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades e com isso estão perdendo os seus benefícios,  certificou a coordenadora.  

 AÇÃO ITINERANTE - Desde o mês de junho do ano passado a secretaria de Assistência Social vem fazendo ações itinerantes todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social.  É importante que as famílias cadastradas estejam com os dados atualizados, pois qualquer alteração, como mudança de endereço, telefone e até cidade, pode inviabilizar a busca, e acesso a qualquer benefício.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos. “O objetivo da ação realizada pela equipe do Cadastro Único é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades do programa e com isso estão perdendo os seus benefícios, por isso manter os dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade de benefícios”, alertou.

REFORMA

Em função das reformas que estão sendo feitas nas unidades do CRAS, Santa Maria e Jardim Glória, o atendimento do Cadastro Único estão suspensos nestes locais, porém os moradores dessas localidades podem procurar a sede da Secretaria de Assistência, onde também é feito o atendimento.  

A titular da pasta, Ana Cristina Vieira lembra que as obras de reestruturação dos espaços, tanto do Santa Maria como do Jardim Glória, darão mais comodidade aos moradores da região. “Sabemos da necessidade do espaço físico dos CRAS, mas com certeza a obra estruturante, além de necessária, vai trazer mais conforto e aconchego às famílias que são atendidas nessas unidades”.

 

Com Secom/VG




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: