Cesar Santos
Ao longo dos anos, tenho testemunhado uma transformação significativa no perfil dos compradores de imóveis e nas estratégias adotadas pelas construtoras para atender a expectativas em constante evolução. Esse mercado imobiliário brasileiro pulsante está passando por um momento de ressurgimento e prosperidade, que facilmente podemos ver refletido em Mato Grosso.
Os números impressionantes de R$ 4,2 bilhões de reais movimentados no ano passado somente em Cuiabá é o primeiro forte indicador dessa nova onda positiva. O volume financeiro é o maior registrado desde o começo da pandemia, testemunho claro da resiliência e vitalidade deste setor dinâmico, que movimenta toda uma cadeia de trabalhadores, fornecedores, negócios em torno do sonho da casa própria.
O aquecimento das vendas de imóveis em Cuiabá e no Brasil como um todo não é apenas quantitativo, mas também estampa mudanças qualitativas na maneira como as pessoas encaram a habitação. A demanda por moradias populares tem sido impulsionada em grande parte pelo retorno do programa Minha Casa Minha Vida, que desempenha um papel fundamental em proporcionar acesso ao lar para aqueles que mais precisam.
Como líder no segmento de imóveis econômicos, a MRV se reafirma nesse contexto como uma força motriz por trás do aumento da oferta de imóveis acessíveis e de qualidade. A ampla capilaridade da construtora, com presença em mais de 160 cidades brasileiras, entre elas Cuiabá e Várzea Grande, gera proximidade e confiança, representadas em cada uma das 500 mil chaves já entregues pela empresa.
Atentos ao comportamento do consumidor e às novas tendências, observamos uma mudança significativa nas preferências dos clientes, com uma ênfase crescente na priorização da localização do empreendimento imobiliário, nas comodidades reunidas e na qualidade de vida agregada pelo morar num condomínio fechado. As construtoras estão se adaptando a essa nova realidade, que melhor qualifica as exigências da demanda habitacional e, em contrapartida, as entregas daqueles que atuam com seriedade no mercado.
Para além de contratações comerciais, indicadores e tendências, o verdadeiro diferencial do setor imobiliário brasileiro reside, sobretudo, na capacidade de transformar vidas ao proporcionar um lugar para chamar de lar. Cada imóvel vendido é mais do que uma transação comercial: é a realização de um sonho, um passo em direção a um futuro melhor. Posso afirmar, sem sombras de dúvidas, que isso é o mais gratificante do nosso trabalho, seja ele desempenhado no time do comercial, da produção/engenharia ou do desenvolvimento imobiliário, áreas conectadas da concepção à entrega de um condomínio.
À medida que avançamos em direção ao futuro, é crucial que continuemos a inovar, a adaptar-nos às mudanças e a priorizar o bem-estar daqueles que auxiliamos na jornada do cliente. Porque o mercado imobiliário brasileiro é mais do que um setor econômico. É um catalisador de transformação social e um símbolo de progresso e esperança.
*Cesar Santos é gestor comercial da MRV em Mato Grosso.
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