Os eleitores das aldeias de Wedeze, Niquelandia Burupa e Novo Paraíso, no município de Canarana, receberam transporte gratuito para regularizar sua situação eleitoral. Por meio de uma parceria entre a 31ª Zona Eleitoral e a Prefeitura Municipal, 30 indígenas foram transportados da comunidade rural até a sede do Cartório. Além dos indígenas, outras três localidades distantes receberam o transporte gratuito resultado da parceria.
“Nós temos dificuldade de levar os equipamentos de coleta biométrica até as aldeias, até regiões distantes, sem internet... Porém, nós temos a preocupação de garantir o direito do voto de cada cidadão brasileiro. Buscamos a Prefeitura para ofertar este transporte, divulgamos junto as lideranças e felizmente a iniciativa foi um sucesso. Já estamos estudando a possibilidade de novas ações nesse sentido”, destacou o chefe do cartório eleitoral de Canarana, Fernando Vinicius.
Além da comunidade de Matinha, o transporte foi oferecido da comunidade de Culuene (18.03), Garapu (19.03), e Serra Dourada (21.03). Atualmente o município possui cerca de 1.500 títulos cancelados, em sua maioria por ausência as urnas. “Nós pedimos a população que não deixe para buscar o atendimento no prazo final, próximo ao dia 08 de maio. Nossa estrutura está pronta para receber o eleitorado agora, mas certamente o cidadão que deixar para última semana enfrentará filas”.
A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Prefeitura de Canarana foi firmada via o Acordo de Cooperação Técnica nº04/2024. O documento tem por objeto a comunhão de esforços para a realização de revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos no município. O acordo prevê o transporte gratuito dos eleitores das comunidades rurais até a conclusão do cadastro eleitoral. O cronograma será divulgado a população local.
“A parceria entre o cartório e a Prefeitura Municipal de Canarana tem sido fundamental para viabilizar esse trabalho, garantindo os recursos necessários para o processo de atendimento biométrico. Temos observado o compromisso dos indígenas em responder ao chamado para regularizar seus títulos eleitorais, reconhecendo a importância desse documento para o exercício pleno da democracia. Acredito que esta é uma iniciativa de sucesso”, concluiu Fernando.
Por Daniel Dino/Assessoria TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão
PF confirma prisão de mulher por crime de moeda falsa
Operação Gardien: Polícia Federal mira rede de pedofilia em MT