Uma das conquistas dos 25 anos da Defensoria Pública de Mato Grosso foi a implementação da Escola Superior no ano de 2018. Criada para o aprimoramento do serviço prestado pela instituição, a escola tem oferecido nos últimos anos, capacitação a todos os servidores, garantido que o serviço de qualidade para a população.
O defensor público Silvio Santana que comandava a DPMT na época da criação da escola, explica que foi um avanço esperado há bastante tempo. “Ela tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento profissional e cultural dos membros da Instituição, de seus auxiliares, servidores e estagiários, bem como a educação em direitos da população alvo dos serviços da Defensoria Pública”.
Santana ainda ressalta que a ESDEP foi gerada como órgão auxiliar da DPMT e tem importância ímpar para a instituição e a sociedade como um todo, uma vez que assume papel de relevância com os demais órgãos da administração superior, ao contribuir com o acesso à justiça. “Quando a escola forma e capacita os que trabalham na DPMT, garante que esses profissionais estejam preparados para oferecer serviço de qualidade com responsabilidade, eficácia, eficiência e acolhimento à população carente que necessita de assistência jurídica”.
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso tem como algumas de suas finalidades institucionais, promover a atualização profissional e o aperfeiçoamento técnico dos membros, servidores e estagiários, realizando cursos, conferências, seminários e outras atividades científicas relativas às áreas de atuação.
Ministrar cursos de atualização profissional, aperfeiçoamento técnico, capacitação funcional, educação em direitos para a população vulnerável e de formação de lideranças para difusão dos direitos humanos nas comunidades carentes. Além de contribuir permanentemente para o desenvolvimento político, cultural e de organização social da comunidade carente, por intermédio da promoção de atividades de extensão.
Atual diretor da Escola Superior, o defensor Paulo Roberto da Silva Marquezini afirma a Escola tem como objetivo divulgar conhecimento e promover a educação em direitos da população. “Uma das funções da Escola é disponibilizar capacitações aos Defensores, servidores e demais colaboradores da Defensoria Pública, de forma a obter excelência no atendimento”, ressalta o diretor.
Por Janaiara Soares/Assessoria DPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade
O preço de uma vida apressada!