Uma das conquistas dos 25 anos da Defensoria Pública de Mato Grosso foi a implementação da Escola Superior no ano de 2018. Criada para o aprimoramento do serviço prestado pela instituição, a escola tem oferecido nos últimos anos, capacitação a todos os servidores, garantido que o serviço de qualidade para a população.
O defensor público Silvio Santana que comandava a DPMT na época da criação da escola, explica que foi um avanço esperado há bastante tempo. “Ela tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento profissional e cultural dos membros da Instituição, de seus auxiliares, servidores e estagiários, bem como a educação em direitos da população alvo dos serviços da Defensoria Pública”.
Santana ainda ressalta que a ESDEP foi gerada como órgão auxiliar da DPMT e tem importância ímpar para a instituição e a sociedade como um todo, uma vez que assume papel de relevância com os demais órgãos da administração superior, ao contribuir com o acesso à justiça. “Quando a escola forma e capacita os que trabalham na DPMT, garante que esses profissionais estejam preparados para oferecer serviço de qualidade com responsabilidade, eficácia, eficiência e acolhimento à população carente que necessita de assistência jurídica”.
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso tem como algumas de suas finalidades institucionais, promover a atualização profissional e o aperfeiçoamento técnico dos membros, servidores e estagiários, realizando cursos, conferências, seminários e outras atividades científicas relativas às áreas de atuação.
Ministrar cursos de atualização profissional, aperfeiçoamento técnico, capacitação funcional, educação em direitos para a população vulnerável e de formação de lideranças para difusão dos direitos humanos nas comunidades carentes. Além de contribuir permanentemente para o desenvolvimento político, cultural e de organização social da comunidade carente, por intermédio da promoção de atividades de extensão.
Atual diretor da Escola Superior, o defensor Paulo Roberto da Silva Marquezini afirma a Escola tem como objetivo divulgar conhecimento e promover a educação em direitos da população. “Uma das funções da Escola é disponibilizar capacitações aos Defensores, servidores e demais colaboradores da Defensoria Pública, de forma a obter excelência no atendimento”, ressalta o diretor.
Por Janaiara Soares/Assessoria DPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental