Com a aprovação da desoneração da folha de pagamento dos trabalhadores pelo Congresso Nacional, cerca de 17 setores como confecções e vestuário, calçados, fabricação de veículos, tecnologia, transporte rodoviário, máquina e equipamentos podem ser beneficiados com a redução na cobrança de impostos trabalhistas. De acordo com o professor de Ciências Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, João Matos, a diminuição de tributos pode impactar a geração de oportunidades de emprego.
"O conjunto de medidas faz com o governo não cobre o valor dos encargos sobre as folhas de pagamento de diversos setores da economia como têxtil, couro, coletivo, projeto de circuitos integrados e construção civil. O projeto de lei tem objetivo de reduzir a taxa de pagamento da contribuição, o que possibilita que as empresas realizem mais contratações, pois o custo com cada funcionário será menor", afirma.
Ele explica que o governo está em busca de alternativas para reequilibrar as quotas e diminuir os efeitos da dívida.
"A previsão de rombos nas contas públicas neste ano é de 214 bilhões de reais no déficit primário. Dependendo do período e do tipo de arrecadação, o valor da desoneração pode girar em torno de 10 bilhões de reais. É provável que o dinheiro seja retirado de um setor para aumentar a receita", relata.
O professor ressalta que o governo pode ser pressionado com a aprovação da desoneração.
"Ele pode procurar por opções que possam compensar a perda do dinheiro de impostos. Entre as alternativas, está o corte de alguma despesa ou inclusão de uma nova receita. Se a desoneração atingir outros setores, a meta fiscal pode ser comprometida para os próximos anos", conclui.
*João Matos é professor de Ciências Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.
Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica, que se dedica às ciências sociais. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília).
Da Comunicação Mackenzie

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido