DUBAI – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou ontem os nove primeiros projetos elegíveis que serão parte do programa piloto BID CLIMA. O BID CLIMA é uma abordagem financeira inovadora que recompensa os mutuários por alcançarem objetivos climáticos e da natureza. A recompensa é oferecida na forma de um subsídio, no valor de 5% do principal do empréstimo do BID.
O objetivo do BID CLIMA é ajudar os países a acessarem mercados de dívida verde e temática para mobilizar capital para investimentos em clima e natureza em uma escala maior. O BID CLIMA financiará inicialmente dez projetos piloto, com um envelope de empréstimos total de US$ 1 bilhão. Os nove primeiros países que participarão do programa são Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Paraguai, Suriname e Uruguai. A lista completa de projetos e países participantes será anunciada na Reunião Anual do BID em março de 2024.
O Presidente do BID, Ilan Goldfajn, comemorou a iniciativa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28. "A demanda foi superior ao que esperávamos e nossas equipes já estão trabalhando com nossos parceiros na região para implantar esses primeiros projetos piloto. Agradecemos essa oportunidade de mostrar como o BID CLIMA pode apoiar todos os nossos mutuários em seus esforços para alcançar seus compromissos nacionais com o clima e a natureza."
Para ser elegível para a recompensa, os mutuários devem cumprir três Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators – KPIs), que se destinam a ajudá-los a obter o máximo de benefício dos mercados de dívida verde e temática. Esses indicadores relacionam-se a definir metas ambientais ambiciosas, identificar as políticas e gastos adequados para alcançar essas metas e ser capaz de medir e informar seu progresso de maneira oportuna.
América Latina e Caribe na COP28
Os países da América Latina e do Caribe são parte crítica da solução para os desafios climáticos globais. No Pavilhão das Américas do BID, o Banco organiza mais de 30 eventos com líderes e especialistas internacionais para apresentar iniciativas em ação climática, desde instrumentos financeiros de ponta até a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, Amazônia, transição justa da economia, entre outros.
Sobre o BID
O?Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes do setor público e privado em toda a região. Acesse nosso tour virtual.
Da Assessoria BID
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade