Da Redação
A Fecomércio-MT avisa que "a Convenção Coletiva de Trabalho de Cuiabá e Várzea Grande, firmada entre a entidade e sindicatos patronais e laboral do comércio, autoriza que nos feriados nacionais da Proclamação da República (15 de novembro) e Consciência Negra (20 de novembro), os lojistas abram as portas para funcionamento".
Nesse sentido, informa:
No entanto, os mesmos devem se atentar às regras para o funcionamento, como o pagamento das horas trabalhadas em dobro.
Para trabalhadores que também recebem por regime de comissão, as vendas devem ser contabilizadas em dobro, conforme disposto no parágrafo segundo na cláusula trigésima da referida CCT. As mesmas exigências se aplicam às lojas de shopping center.
A Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT, sob a liderança do presidente José Wenceslau de Souza Júnior, orienta que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes, como no caso dos supermercados, por exemplo, em que o empregador poderá abrir o seu comércio mediante o pagamento da hora trabalhada em dobro ou determinando outro dia de folga compensatória.
Por se tratar de feriados nacionais, a assessoria ressalta que o funcionamento de órgãos públicos em geral, exceto no caso das atividades consideradas essenciais, e de instituições bancárias não funcionarão nas respectivas datas. As contas com vencimento na data poderão ser pagas no próximo dia útil.
Já com relação ao funcionamento do comércio nos demais municípios do estado, recomenda, ainda, que sejam observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho. Para ter acesso às demais CCTs, acesse o link AQUI.
Com Comunicação Fecomércio-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Indea: Decreto altera prazo e prevê descontos em pagamentos de infrações
VG: Operação mira furto em casa de idoso e prende 3 suspeitos
Golpes: Saúde de MT alerta que Hospital não cobra por medicamentos
Interior: PC confirma prisão de foragidos por crimes patrimoniais
2032; AL aprova projeto que prorroga vigência do Proalmat
PC deflagra Operação contra crime de extorsão cibernética
Poder Legiferante
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo
COP30 coloca Brasil no centro da nova economia verde
TJ condena hospital e plano de saúde por negar cirurgia urgente