Da Redação
A reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, realizada em Marrakech, no Marrocos, terá como principal pauta a reforma de instituições financeiras multilaterais. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está participando do evento, que teve início na última segunda-feira e se estenderá até sábado. Além de reuniões bilaterais com ministros de Finanças e a Presidenta do Banco do Brics, Dilma Rousseff, Haddad abordará a preparação para o encontro de 2024, que ocorrerá no Brasil.
O próximo encontro do FMI e do Banco Mundial acontecerá no Brasil, já que o país preside o G20, composto pelas 20 maiores economias do mundo. Haddad planeja introduzir temas como inclusão social, combate à fome, transição energética, desenvolvimento sustentável e reformulação de instituições de governança global durante a presidência do Brasil no G20.
Este evento reúne ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais de 189 países e foi originalmente previsto para 2021, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19. O governo marroquino optou por manter a reunião mesmo após um terremoto que afetou os arredores de Marrakech há um mês.
As reuniões bilaterais incluirão discussões sobre relações comerciais e cooperação econômica entre o Brasil e outros países. Haddad se encontrará com ministros de Finanças de nações como Índia, Indonésia, França, Reino Unido e Portugal, além de se reunir com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga.
A agenda completa do Ministro no Marrocos inclui uma série de reuniões e eventos, demonstrando o comprometimento do Brasil com as questões econômicas globais e a reforma de instituições financeiras multilaterais.
(Com Agência Brasil)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Concurso da Educação: Estado nomeia 1.230 professores
Portão do Inferno: Sinfra diz que viaduto não apresenta risco
O que é Síndrome de Fim de Ano?
Entre a Constituição Cidadã e a Insegurança Jurídica
Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro
Nexialismo, o dilema do agora
Período de compras de Natal: Procon-MT alerta sobre golpes
Aprovado na AL Orçamento 2026 de R$ 41 bi com quase 200 emendas
Consignado de aposentada: TJ manda converter para empréstimo
Interior: PM confirma prisão de homem por violência doméstica