Da Redação
A reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, realizada em Marrakech, no Marrocos, terá como principal pauta a reforma de instituições financeiras multilaterais. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está participando do evento, que teve início na última segunda-feira e se estenderá até sábado. Além de reuniões bilaterais com ministros de Finanças e a Presidenta do Banco do Brics, Dilma Rousseff, Haddad abordará a preparação para o encontro de 2024, que ocorrerá no Brasil.
O próximo encontro do FMI e do Banco Mundial acontecerá no Brasil, já que o país preside o G20, composto pelas 20 maiores economias do mundo. Haddad planeja introduzir temas como inclusão social, combate à fome, transição energética, desenvolvimento sustentável e reformulação de instituições de governança global durante a presidência do Brasil no G20.
Este evento reúne ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais de 189 países e foi originalmente previsto para 2021, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19. O governo marroquino optou por manter a reunião mesmo após um terremoto que afetou os arredores de Marrakech há um mês.
As reuniões bilaterais incluirão discussões sobre relações comerciais e cooperação econômica entre o Brasil e outros países. Haddad se encontrará com ministros de Finanças de nações como Índia, Indonésia, França, Reino Unido e Portugal, além de se reunir com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga.
A agenda completa do Ministro no Marrocos inclui uma série de reuniões e eventos, demonstrando o comprometimento do Brasil com as questões econômicas globais e a reforma de instituições financeiras multilaterais.
(Com Agência Brasil)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos
Integração ministerial
Inovações inconstitucionais na Ação Penal 2668
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada