Da Redação
"Com as festas de Natal e Ano Novo batendo à porta, os produtos típicos como peru, chester, tender, panetones e bacalhau tomam conta das gôndolas dos supermercados e a alta procura pode elevar os preços. Para que os consumidores façam compras seguras e econômicas, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), listou cuidados que devem ser observados pelos consumidores na hora de comprar os alimentos" - alerta o Procon-MT.
Por meio da assessoria, complementa:
“Para economizar, é importante elaborar o cardápio com antecedência. Com base na quantidade de pessoas que irão participar da ceia, faça a lista dos ingredientes que precisará e pesquise os preços em diferentes estabelecimentos. Na hora das compras, atenha-se aos produtos da lista. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e compras por impulso”, enfatiza a secretária adjunta do Procon-MT, Ana Rachel Pinheiro Gomes.
Se optar por serviços de buffet, busque referências e pesquise as avaliações do estabelecimento antes da contratação. Desconfie de valores muito baixos e peça por escrito a descrição dos produtos e serviços contratados e o detalhamento do preço, quantidade, taxas e horário de entrega.
Outra dica importante, explica a secretária adjunta do Procon-MT, é pesquisar preços em panfletos, encartes promocionais ou no site das lojas na internet antes de ir às compras.
“Lembre-se que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas. Por isso, é importante guardar o encarte ou tirar foto para comprovar o preço anunciado e fazer valer a oferta, se necessário”, salienta Ana Rachel.
Confira outras dicas de cuidados na hora de comprar alimentos:
- No estabelecimento, observe as condições de higiene do local e das embalagens dos produtos que pretende adquirir. Não compre produtos com rótulos danificados, embalagens amassadas, rasgadas, estufadas ou furadas, pois o alimento pode estar deteriorado.
- Confira à validade dos produtos e às informações do rótulo, como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbo de inspeção, fabricante/importador.
- Observe, também, se há recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação do produto. Em casa, guarde as mercadorias conforme as orientações presentes no rótulo. Alimentos conservados em temperaturas inadequadas podem estragar.
- Redobre a atenção ao adquirir carnes, aves e peixes e fique atento à aparência, cor, odor característicos e procedência da mercadoria. De preferência, compre alimentos frescos.
- Produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção.
- Alimentos refrigerados e congelados não devem ter poças de água, embalagens transpiradas ou placas de gelo sobre a superfície. Isso pode indicar armazenamento inadequado e comprometer a integridade do produto.
- Mercadorias já embaladas tendem a ser mais caras. Por isso, ao comprar produtos fracionados, dê preferência aos que possam ser pesados, etiquetados e embalados na presença do consumidor.
- Ao comprar bebidas, evite produtos que estejam próximos a locais aquecidos, expostos ao sol ou perto de itens de limpeza e higiene. Não esqueça de verificar o lacre e a integridade da garrafa/lata. Para vinhos e espumantes, observe se a rolha está em boas condições.
- Evite comprar com antecedência frutas e legumes, pois estragam facilmente. Na hora das compras, observe se não estão machucados ou batidos. As frutas da estação são geralmente mais baratas e podem substituir as frutas secas, ajudando a economizar.
- Ao pagar as compras, confira se os valores cobrados estão corretos e guarde a nota fiscal. Alimentos e bebidas são produtos não duráveis e o prazo para reclamar é de 30 dias. Já para os bens duráveis, o prazo é de 90 dias.
Produtos em promoção
Confira com atenção a data de validade. Em Mato Grosso, a legislação estadual determina que, para produtos com menos de um mês de validade comercializados mediante promoção, queima de estoque ou com descontos atrativos, o consumidor seja avisado sobre a proximidade do vencimento.
Dúvidas e reclamações
Em caso de problemas, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o Procon+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Com Solange Wollenhaupt/Comunicação/Procon/Setasc-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Educar também é celebrar o caminho percorrido
A ceia que cuida, o brinde que respeita e a vida que merece ser celebrada
Verão, família e um brinde arriscado para quem luta contra a dependência
Indea destaca: MT fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos
TJ nega pedido de banco para suspender cumprimento de sentença
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
TJ: Carta de MT prevê plano de Enfrentamento à Violência Doméstica
Operação da PM e PRF apreende mais de 800 kg de maconha
O incentivo à desindustrialização
MP: fiscalização encontra produtos vencidos e interdita supermercado