Da Redação
"Reconhecimento de interesse turístico do Estado garante a destinação de recursos e possibilidades de realização de parcerias para sua preservação", explicou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) - após o Governo de Mato Grosso sancionar a lei 12.292/23.
O texto - de autoria do parlamentar - reconhece o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães como de "relevante interesse turístico do Estado de Mato Grosso".
A legislação permite a criação de parcerias para manutenção, ampliação e fomento ao turismo no parque.
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é gerido pelo ICMBio. "Concentra cachoeiras de água cristalinas, rios que cortam vales e enormes caninos, vasta paisagem natural de um amplo cerrado. Pontos de observação onde a vista não alcança fim, como demonstrasse que a beleza natural é, na realidade, infinita", descreve o autor da lei no projeto inicial.
"O nascer do sol numa explosão de tons vermelhos, amarelos e laranjas, que aos poucos vai colorindo o penhasco fazendo com que a fauna local recomece a rotina diária. O voo das araras no exato instante em que cruzam o horizonte, de um penhasco para outro, a desafiar as leis da gravidade e tornarem-se símbolo da grandeza regional. O eterno sibilar do vento na flora que situa-se nas encostas de arenito. Assim, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães apresenta-se para quem deseja conhecer uma das Unidades de Conservação mais bonita do Brasil", completa.
Flora
O parque reúne diversidade vegetal com orquídeas, bromélias, ipês, jatobás, babaçus, buritis e perobas de diversos tamanhos, cores e formas. Também, muitas árvores frutíferas, como o pequizeiro, cajuzinho e mangabeira. Também reúne diversas variedades de plantas medicinais
O parque
Localizado no centro de Mato Grosso, entre a capital Cuiabá e a cidade da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional, que abrange uma área de 32.630 hectares, foi criado em 12 de abril de 1989 com objetivo de preservar os ecossistemas de cerrado, savana, matas de encosta e ciliares, inúmeros sítios arqueológicos, monumentos históricos e ainda cabeceiras de vários rios que compõem as bacias hidrográficas Alto Paraguai e Amazônica.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido