A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta terça-feira (26), às 19h, a quinta audiência pública para debater o programa BID Pantanal.
O encontro será no Teatro Municipal de Rosário Oeste (105 km de Cuiabá). Estarão presentes o deputado estadual Wilson Santos (PSD), coordenador das audiências, o prefeito Alex Berto, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O programa tem quatro eixos: renda, saneamento, educação e infraestrutura e vai destinar R$ 1 bilhão para ações centrais em 12 municípios: Cuiabá, Cáceres, Livramento, Chapada dos Guimarães, Jangada, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Acorizal, Santo Antônio, Rosário Oeste, Nobres e Poconé.
De acordo com Wilson Santos, o foco está em melhorar a renda e a produção agrícola local, incentivando o desenvolvimento de tecnologias, ampliando a produtividade e melhorando as condições de meio ambiente. A Empaer é parceira e entra com assistência técnica.
BID Pantanal
Mas o que é o BID Pantanal? É um programa de desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, através do gerenciamento e conservação dos recursos naturais e da promoção de atividades econômicas ambientais compatíveis com os ecossistemas da região, de forma a melhorar as condições de vida da população local. Um programa estruturante de planejamento estratégico. Está dividido em quatro eixos: renda, saneamento, educação e infraestrutura.
O programa também está focado na preservação de recursos hídricos e na produção sustentável com ações voltadas ao saneamento básico, para evitar a contaminação do lençol freático e das águas superficiais, e investimentos em infraestrutura para o escoamento da produção.
Equipes do MAPA visitaram os 12 municípios que serão contemplados e até 31 de dezembro vão elaborar uma carta proposta a ser apresentada ao BID. A expectativa é de que os recursos sejam liberados ao final do primeiro semestre de 2024.
Por Robson Fraga

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro