Max Lima
Quem tem pressão alta deve ficar atento nesses dias de calor intenso que a temperatura elevada acima de 30°C pode favorecer a vasodilatação no corpo, processo em que ocorre uma dilatação nos vasos sanguíneos, e pode provocar mudanças da pressão sanguínea pelo corpo.
Pode ocorrer queda de pressão principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, além da desidratação gerando desmaio, tontura e arritmia cardíaca.
Sabemos que as altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando, assim, o risco de sofrer um infarto ou um derrame.
A orientação nestes dias quentes é manter-se sempre hidratado, evitar a exposição direta ao sol e fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão. As altas temperaturas podem causar dores de cabeça, desconforto, desidratação, cansaço e podem aumentar o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares.
O risco de infarto aumenta quando as temperaturas passam de 32ºC. E como o organismo se desidrata, já que o idoso toma pouca água, ocorrendo o fechamento dos vasos sanguíneos para manter a pressão arterial, e aumentar os batimentos cardíacos para se sustentar.
Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. A atenção deve ser redobrada em pessoas de maior idade e que fazem uso de diuréticos. Pessoas hipertensas devem passar por reavaliação médica durante o período de férias pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos.
ALERTA AOS SINAIS
Fique atento aos sinais que podem indicar um infarto ou AVC nestes dias de muito calor:
• Dor no peito que pode irradiar para o braço, costas ou para o queixo
• Sensação estranha na garganta
• Tontura ou dor de cabeça inesperada e inexplicada
• Batimento cardíaco acelerado.
Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194
Email: Maxlimacardiologia@gmail.com


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade