A Corregedora Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, juntamente com outros servidores do Tribunal, estão participando ativamente do Encontro Boas Práticas - CGE 2022-2023: Atendimento, Inclusão e Diversidade, que acontece em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro.
O evento reúne representantes das corregedorias eleitorais de todo o país para compartilhar experiências e iniciativas bem-sucedidas no campo da gestão eleitoral.
O destaque do evento fica por conta da presença da CRE-MT, que teve quatro de suas ações/projetos selecionados para serem apresentados nos painéis de boas práticas.
Durante o Encontro serão apresentados painéis com os seguintes temas: Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais; Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais; Atendimento a Comunidades Indígenas e a Famílias Assentadas; Cidadania Conectada: Atendimento Digital e Educação para o Voto; Iniciativas pela Inclusão das Pessoas com Deficiência; Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social; e Papo reto: “Linguagem para todas e todos”.
Uma das boas práticas da CRE-MT que se destacou é a "Correição Humanizada (Métodos de Escuta Ativa)", que foi apresentada no painel: Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais. Essa abordagem busca verificar a regularidade de 382 quesitos no âmbito cartorário e se seu funcionamento está de acordo com a legislação vigente e, de forma simultânea, busca-se promover, juntamente com a Secretaria de Gestão de Pessoas, o diálogo com os servidores para verificar o clima organizacional e assim, adotar medidas de melhorias na qualidade de vida do servidor com reflexo positivo em sua produtividade.
Além disso, os projetos "Zona Verde" e "Esemplare" foram exibidos no painel: Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais. O "Zona Verde" reflete o compromisso da CRE-MT em promover uma gestão socioambiental e sustentável no âmbito do 1º grau de jurisdição e o "Esemplare" busca reconhecer zonas eleitorais que se destacaram em suas atuações nas áreas administrativas, jurisdicionais e de serviços.
No painel “Papo Reto: Linguagem para todos e todas”, será apresentado o projeto "SoleTRE", que visa à alfabetização solidária de jovens, adultos e idosos. Essa inovadora iniciativa lançada em 2019 busca promover a inclusão social, despertar a cidadania e reduzir o quantitativo de eleitores analfabetos.
O Encontro Boas Práticas - CGE 2022-2023 é uma oportunidade para os tribunais eleitorais compartilharem conhecimentos e aprenderem uns com os outros, promovendo assim uma gestão eleitoral mais eficiente e inclusiva em todo o país.
“A participação ativa da CRE-MT e a seleção de quatro boas práticas demonstram o compromisso da Corregedoria em continuar aprimorando seus serviços e atendendo às necessidades da sociedade mato-grossense. Essas ações exemplares podem servir de inspiração para outros tribunais eleitorais em todo o Brasil na busca por práticas de excelência em suas operações. Estamos gratos em poder compartilhar nossas iniciativas, as quais após implementadas, nos trouxeram excelentes resultados”, destacou a desembargadora Serly Marcondes.
Também participam do Encontro, o coordenador jurídico da CRE-MT, Carlos Luanga e a assessora técnica, Sueli Shimada.
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro