• Cuiabá, 26 de Agosto - 2025 00:00:00

Em nota, sindicato defende abate de aves exóticas em Mato Grosso


Da Redação

Por meio de nota, na noite de hoje (8), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) pontua esclarecimento "sobre a polêmica em relação ao abate de 320 aves exóticas, da espécie ‘canário venezuelano’, por risco de gripe aviária".

O sindicato lembra que "representa os servidores do Indea e Intermat".

Na nota, destaca:

"Na verdade, os animais são oriundos de contrabando animal. Um crime grave que infelizmente ainda persiste no Brasil.

Lembramos e informamos ainda que os servidores agiram em conformidade com a legislação vigente, visando a defesa do estado sanitário de Mato Grosso, uma vez que o Indea é a entidade responsável por essa atividade.

O contrabando de animais é uma ameaça não apenas à biodiversidade, mas também à saúde pública, dada a potencial disseminação de doenças. O Sintap/MT destaca a importância de combater essa prática criminosa e reforça o compromisso dos servidores em cumprir a lei e proteger o ecossistema.

Reforça também que esse trabalho é penoso e muito difícil para os médicos-veterinários que são obrigados a fazê-lo para cumprir a lei e defender a risca a saúde animal do Estado de Mato Grosso.

Aproveitamos para também reforçar a necessidade de conscientização da sociedade e cooperação das autoridades para coibir o contrabando e preservar a fauna e flora do país.

O Sintap/MT encoraja a implementação de medidas efetivas para prevenir futuros casos semelhantes e assegurar a segurança e bem-estar da biodiversidade. A atuação conjunta entre entidades governamentais e a população é fundamental nesse processo.

Reiteramos o nosso compromisso em defender o meio ambiente e a legalidade, reforçando a importância da proteção da vida selvagem e da aplicação rigorosa das leis ambientais no Brasil."

 

Diany Dias

Presidente Sintap/MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: