Manoel Sombra Teixeira
Eu e minha diretoria encerramos mais uma gestão do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (SAAFEMT). Ao todo foram três mandatos e nove anos de muito trabalho de toda a equipe. Mas valeu a pena, tivemos muitas vitórias.
Apesar de o trabalho ter começado na primeira gestão foi só, nesta terceira, que conseguimos fazer o Estado reconhecer que somos do grupo do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF)
Com esta conquista, hoje temos o mesmo tratamento dos Agentes de Fiscalização e Arrecadação de Tributos Estaduais (AFATE’s), atuando nos postos fiscais, recebendo a mesma Verba Indenizatória (VI) e também com a promessa de receber os mesmos salários. Apesar de ainda não ter sido implantado, conseguimos o direito à isonomia dos AFATE.
A implantação está atrasada e deve ocorrer ainda este ano durante a nova gestão que agora se inicia. Mas consideramos que a conquista foi durante a nossa administração, pois o Estado ao nos ofertar o novo Posto de Trabalho, fez o compromisso de garantir a isonomia salarial. Assim, o atraso foi do Executivo, que há mais de três anos está protelando a implantação.
No primeiro mandato, fizemos um trabalho bem amplo na mídia e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de sermos reconhecidos como TAF. Na verdade, já tínhamos esse direito reconhecido, porém, o Estado relutava em implantar as ações deste reconhecimento. Sendo assim, fizemos um trabalho árduo e constante até conquistarmos o que precisávamos.
Também na primeira gestão, conquistamos o direito de uma sentença transitada em julgado que o Judiciário tentava desconstituir sob a alegação de que teríamos induzido o Juiz ao erro na hora do julgamento. Fizemos toda a negociação técnica e o Ministério Público voltou atrás e reconheceu que a categoria tinha o direito de receber a sentença que determinava a isonomia igual aos AFATE’S.
Já na segunda gestão, conseguimos que os AAF’s tivessem o direito de receber verba indenizatória e o reajuste dado ao grupo TAF, mesmo que eles ainda não estivessem definitivamente inseridos neste Grupo.
E isto é um pouco da nossa história. Contei de trás para frente, ou seja, da primeira gestão para esta que encerramos no dia 31 de julho de 2023, para facilitar o entendimento das conquistas. Quero agradecer a todos os companheiros o apoio, a parceria e o trabalho em conjunto.
Para a gestão que se inicia agora desejo muito sucesso. Ao presidente Antônio Meira quero dizer que pode contar comigo. Continuarei trabalhando para contribuir nas conquistas de nossa categoria
*Manoel Sombra Teixeira foi presidente do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (SAAFEMT) por três gestões seguidas.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera