A 10ª edição do Semiárido Show, maior evento de inovação técnológica para a agricultura familiar do Semiárido, trará em sua programação três lançamentos: o híbrido de milho XB 3042 VTPRO2, a cultivar de Feijão-comum BRS FS307 e a Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx). Os lançamentos acontecerão na abertura do evento, no dia 1º de agosto, a partir das 9h30.
O híbrido de milho XB 3042 VTPRO2 é uma cultivar transgênica de ciclo precoce e ampla adaptação às regiões brasileiras. A cultivar possui alta resistência ao acamamento e quebramento, elevado rendimento de grãos e estabilidade de produção em condições de safra e safrinha.
Este híbrido contém o evento VT PRO2, com tecnologias para o controle de lagartas e manejo facilitado de plantas daninhas, pela resistência ao herbicida glifosato. É uma cultivar que apresenta excelente relação custo-benefício, pelo menor custo comparativo de produção de sementes e boa resposta em lavouras de alto/médio investimento. A tecnologia está sendo lançada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas- MG).
A outra cultivar que será apresentada no evento é o Feijão-comum BRS FS307, variedade de grãos tipo "mulatinho", com ciclo semiprecoce e moderada resistência à antracnose e à murcha de Fusarium. Dada à rusticidade e alta adaptação às condições do solo e clima do Nordeste brasileiro, a BRS FS307 é uma tecnologia recomendada aos agricultores familiares da região. O lançamento será realizado pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) juntamente com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE).
Os criadores do Semiárido também irão conhecer a Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx), composta por um conjunto de recomendações para preparação de cabras leiteiras, nas diferentes estações do ano, com o objetivo de promover excelentes taxas de gestação. O lançamento da tecnologia será feito pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE).
De acordo com o pesquisador da Unidade, Jeferson Fonseca, "a IATFx representa a aglutinação de conhecimento da Técnica Embrapa de Inseminação Artificial em cabras com outras estratégias para apontar o melhor momento para executar a inseminação artificial nos animais, elevando a taxa de gestação e reduzindo número de doses de sêmen necessárias para gestação", explica o pesquisador.
No processo para aplicação da IATFx são observados períodos de cio (sincronizado ou induzido) e as aplicações corretas de protocolos hormonais. Experimentos da IATFx foram realizados na região Sudeste e em propriedades produtoras de leite de cabra. Foi constatado que o protocolo de tempo flexível promove uma taxa de gestação na ordem de 69% em média, ou seja, uma elevação de 15% da taxa de gestação média de um rebanho.
O Semiárido Show é organizado pela Embrapa, com parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). O evento acontece de 01 a 04 de agosto em Petrolina-PE.
Informações da Assessoria Embrapa

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro