Por Ruan Cunha/Secom
A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do 2º Seminário das Pretas realizado na terça-feira (25), no auditório da Secretaria da Mulher. O evento, que reuniu cerca de 200 mulheres, teve como temática o "Protagonismo e Empoderamento da Mulher Negra".
Em seu discurso, Marcia destacou os esforços da gestão para promover a inclusão e a igualdade de gênero e racial, tanto nas ações direcionadas à sociedade quanto na estrutura administrativa da Prefeitura de Cuiabá.
"Nós somos uma gestão totalmente inclusiva. Já tivemos mais de 20 secretárias mulheres, algumas delas mulheres negras, fortes e grandes gestoras. Ainda temos mulheres como Hellen Ferreira à frente da Assistência Social, e Elis Prates, adjunta na Secretaria da Mulher, que mostram que o protagonismo feminino e negro deve fazer parte de posições de liderança", elencou.
Marcia também destacou algumas ações voltadas à população, como o projeto Incluiabá, uma iniciativa pioneira em todo o país. A administração proporciona em sua estrutura organizacional vagas de emprego e ingresso ao mercado de trabalho para a população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, imigrantes e outros grupos sociais.
Já são mais de 25 novos servidores, entre eles seis mulheres negras, que passaram por capacitação técnica e agora integram a estrutura do Gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro e das secretarias instaladas no Palácio Alencastro.
"Ao buscarmos garantir a igualdade e a equidade em todos os contextos, asseguramos que o racismo, sexismo, discriminação e o preconceito sejam reduzidos na busca por uma sociedade sem desigualdades", frisou.
Dia 25 de Julho
O dia 25 de julho é lembrado em todo o mundo como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, é também Dia de Tereza de Benguela – data instituída através da Lei nº 12.987/2014, como forma de reforçar a busca por igualdade de direitos e marcar a resistência da mulher negra para ter visibilidade na luta contra opressão de gênero, raça e etnia a que são submetidas dia após dia.
A data é também uma homenagem a história de Tereza de Benguela, liderança que esteve à frente do Quilombo Quariterê, no estado de Mato Grosso, um exemplo da luta pela igualdade de direitos e pelo fim da escravidão a que as autoridades submetiam os negros no século XVIII. O esforço e a dedicação de Tereza para fortalecer o Quilombo, tanto em armamento, quanto em força econômica é lembrado até hoje nesta data em que se comemora a representatividade das mulheres negras em todo o Brasil - 25 de julho.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro