A sétima reunião ordinária do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação no Estado de Mato Grosso (GAEPE-MT), instância colegiada de diálogo e cooperação composta por 19 entes do setor público e sociedade civil envolvidos na política pública educacional, será realizada nesta quarta-feira (19). Um dos pontos centrais da pauta é a finalização do documento com custos estimados necessários para a construção de creches em municípios mato-grossenses visando suprir a falta de vagas.
O documento será entregue pelo GAEPE-MT à Assembleia Legislativa, na perspectiva de assegurar rubrica para esse tipo de investimento. É o que explica o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim, que coordena o GAEPE no estado. “Lugar de criança é no orçamento público. Comungo com essa convicção, a exemplo de várias autoridades quando se trata da primeira infância”,
De acordo com o conselheiro, em reunião do gabinete realizada em junho, decidiu-se pelo levantamento de custos sobre investimentos, custeio e manutenção necessários para atender essa política pública. Essa tarefa ficou por conta de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Mato Grosso (Undime) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O trabalho teve como base levantamento realizado pelo GAEPE-MT sobre a demanda por vagas no estado. “O importante é ter um valor, ainda que estimado, para assegurar um programa estadual de apoio aos municípios para a construção de creches”, afirmou Antonio Joaquim, que também preside a Comissão Permanente de Educação e Cultura (COPEC) do TCE-MT.
A reunião será realizada a partir de 9h (horário Mato Grosso) e contará com participação presencial e online dos representantes das entidades, a exemplo da ONG Articule, idealizadora e organizadora dos vários GAEPE existentes no Brasil e do GAEPE-BR, que contam com participação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), instância de estudos e formulação de iniciativa de aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas.
Na ocasião, também serão abordadas iniciativas de outros atores do Gabinete de Articulação com vistas à ampliação de vagas, como a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE-MT) para que a questão seja tratada no âmbito das comarcas, inclusive com ações como visitas in loco. Outro exemplo vem da Assembleia Legislativa (ALMT), que debaterá a criação de um programa para construção de creches.
A pauta do encontro conta ainda com apresentação do Programa Alfabetiza – alfabetização na idade correta e recomposição das aprendizagens e a apresentação do Módulo Educação do Radar de Controle Público do Tribunal de Contas. O Radar Educação informará dados apurados do levantamento/diagnóstico sobre demandas de creches nos municípios mato-grossenses.
Da Comunicação TCE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa