Victor Humberto Maizman
O Supremo Tribunal Federal declarou que a isenção de ICMS concedida pelos Estados nas operações com agrotóxicos viola a regra de proteção ao meio ambiente conforme assegurada na Constituição Federal.
Importante ressaltar que o STF não declarou inconstitucional a lei que permite a utilização dos agrotóxicos, mas dos incentivos fiscais concedidos às operações com tais produtos.
De fato, o que constou da referida decisão é que a função socioambiental prescreve que as atividades agrícolas sejam desempenhadas a partir de atos privados e governamentais que, além de economicamente viáveis e socialmente justos, sejam também ambientalmente corretos.
Aliás, o desenvolvimento deve ser, como se sabe, sustentável, já havendo assim decidido o Supremo Tribunal Federal com respaldo na própria Constituição da República.
Por certo, decidiu a Suprema Corte que a regra constitucional da seletividade que impõe que os produtos menos essenciais devem ter uma incidência fiscal maior, está em consonância com os valores constitucionais de proteção ao meio ambiente e saúde, ambos inerentes à concepção da tributação ambiental como instrumento de política pública constitucionalmente orientada.
Então, a conclusão que se chegou é que a premissa decorre da regra que devem ser concedidos incentivos fiscais sobre um processo produtivo menos nocivo ao meio ambiente e não ao contrário.
De todo exposto, fica evidente a partir de tal decisão que a questão ambiental influi diretamente na concessão de incentivos fiscais, de modo que caberá ao legislador se atentar à referida sustentabilidade quando for lançar mão de políticas tributárias, sob pena de serem consideradas inválidas em razão de sua inconstitucionalidade.
Victor Humberto Maizman é Advogado e Consultor Jurídico Tributário, Professor em Direito Tributário, ex-Membro do Conselho de Contribuintes do Estado de Mato Grosso e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal/CARF.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor