Desde que se começou a falar mais intensamente sobre metaverso, tanto o público geral quanto os investidores se mobilizaram ao redor da euforia de promessa de utopia futurista. Só em 2022, por exemplo, as vendas de tokens não fungíveis (NFTs) chegou aos R$ 129 bilhões, segundo dados do Dapp Radar. No entanto, o consenso quase geral é de que o mundo – e especialmente o Brasil – ainda está engatinhando nesta nova realidade que promete substituir tudo o que é físico pelo digital.
Neste sentido, há uma percepção de que ainda não estamos prontos para o metaverso e de que ele "falhou". Para Rafael Esper, diretor criativo da GPJ Brasil, unidade brasileira da agência líder mundial em live marketing/brand experience George P. Johnson Brasil, entretanto, um dos problemas desta afirmação é a própria falta de concordância sobre a definição deste mundo.
De acordo com muitos, o metaverso seria uma espécie de "ponto de chegada", um "lugar" ou ainda "um produto" idealizado por gigantes da tecnologia. Para Rafael, o conceito é bem mais amplo: é uma jornada que já estamos trilhando há algum tempo e que nos últimos anos assumiu um ritmo acelerado. Olhando deste modo, já estamos no metaverso e ele está longe de ser um projeto malsucedido.
"Os elementos que compõem o metaverso, como a IA, a IA Generativa e, principalmente, as tecnologias imersivas, estão avançando muito rápido. Mas as pessoas encapsularam o metaverso em uma expectativa cultural de que ele só vai 'acontecer' quando tudo isso estiver funcionando e acontecendo ao mesmo tempo. Outros o enxergam como um 'produto' idealizado por Mark Zuckerberg e que falhou antes de nascer. Tudo depende da maneira como o compreendemos. Podemos dizer que, desde o advento da Internet, o metaverso está em franco desenvolvimento", destaca.
O diretor criativo da GPJ observa que gerações mais novas não costumam sequer questionar o que é o metaverso, porque a fusão do real com o digital já é percebida por elas como uma segunda natureza. Para o especialista, o conceito de um lugar que acessamos através de óculos é bastante limitante. Mais interessante, é entendê-lo como uma camada a mais dentro do universo em que vivemos. "Uma reunião por videoconferência é uma evolução imensa que as pessoas não dão o devido valor. A telemedicina também. Tudo isso são grandes e importantes ensaios para o metaverso. Mas ele não tem uma forma fechada e definida. Talvez estejamos acessando as primeiras camadas deste novo universo, mas as coisas estão se movendo rápido", reforça.
Ainda que a performance financeira da Meta nos últimos meses tenha registrado um prejuízo de quase US$ 4,3 bilhões, muitas empresas seguem apostando e investindo no metaverso. "O tempo para amadurecimento de toda tecnologia é essencial. Não tem como, de um dia para o outro, algo tão complexo estar em pleno funcionamento. É uma questão de alinhamento de expectativas. Mas, novamente, olhando para todas as evoluções que tivemos, o futuro é mais do que promissor para o metaverso", conclui Rafael.
Sobre a GPJ Brasil
A GPJ Brasil é a unidade brasileira da George P. Johnson Experience Marketing, agência líder mundial em live marketing/brand experience, com 29 escritórios e mais de 100 clientes espalhados em 15 países. Com 107 anos de história, "inventou" o live marketing e possui patente internacional como especialista em portfolio management. Em operação no Brasil desde 2015, a unidade já realizou mais de 450 eventos para grandes empresas como IBM, Kyndryl, Meta, Salesforce, TechnipFMC, Equinor, Innovation Norway, Motorola, CBMM, Linkedin, Stellantis (FCA), Toyota, Jaguar Land Rover, Marelli e Google. Tem expertise em criar experiências emocionantes presenciais, virtuais e híbridas e memórias exclusivas para as marcas em eventos sob medida, de acordo com a necessidade do cliente.
Site: https://br.gpj.com/
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho