Da Redação
Cientistas e pesquisadores reivindicaram - durante evento no Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, mais agilidade na tramitação da proposta de Estatuto do Pantanal, apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) e sob apreciação da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.
“Estamos falando de dois biomas completamente diferentes. Atualmente, apenas 10% da Mata Atlântica é preservada, ante 80% do Pantanal. Por isso, a legislação é muito mais restritiva, praticamente não se permite suprimir a vegetação, exceto em casos de utilidade pública. Então, é importante que se legisle logo sobre o Pantanal, com um texto que seja capaz de promover o desenvolvimento sustentável deste bioma”, reiterou o senador recentemente.
Evento:
Além da necessidade de uma legislação capaz de regular a conservação, proteção, restauração e exploração sustentável do bioma, o Estatuto possibilitará maior segurança jurídica e ações integradas e coordenadas pelos estados abrangidos pela maior planície alagada do planeta.
Essa necessidade torna-se ainda mais urgente diante da ação da Procuradoria Geral da República, no Supremo Tribunal Federal, que sugere a aplicação da legislação da Mata Atlântica no pantanal, já que o bioma está até hoje sem uma legislação federal. Tem parecer favorável do ex-ministro Marco Aurélio de Mello (que relatou antes de se aposentar).
Em sua palestra, o senador explicou que a proposta aguarda parecer da relatoria, que está sob responsabilidade do senador Jayme Campos. Segundo ele, caberá ao relator realizar várias audiências para ouvir a sociedade e aperfeiçoar ainda mais o Estatuto do Pantanal, que nasceu da demanda apresentada pela sociedade logo após os incêndios registrados no bioma em 2020 e que consumiram 4 milhões de hectares.
A palestra no INPP faz parte do ciclo em homenagem ao pesquisador Wolfgang Junk e realizada em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido