Da Redação
“É preciso a participação efetiva do homem não só nas discussões, mas a começar também da atuação incisiva nos programas de combate à violência contra a mulher e aperfeiçoar ainda mais a Lei Maria da Penha”, asseverou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) - ao cobrar reforço nas ações para combater a violência contra a mulher.
O parlamentar lembrou que a Lei Maria da Penha é considerada uma legislação de referência em todo o mundo, mas apesar da legislação avançada, o Brasil continua exibindo números assustadores no campo das relações de gênero. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a cada minuto oito mulheres são vítimas de violência no Brasil.
Na quarta-feira (14), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Wellington Fagundes voltou a cobrar ações efetivas do Ministério da Mulher. “Ao longo da minha história política, aprendi que é necessário oportunizar espaços para as mulheres, e se não fizermos isso rápido, vai demorar mais uns 200 anos para que exista algum tipo de mudança.”
De acordo com o senador Wellington Fagundes, é necessário forçar esse espaço não só na legislação.
Programa Ser Mulher
Um dos objetivos da audiência foi apresentar o programa Ser Mulher, do governo de Mato Grosso. O programa mato-grossense, idealizado pela primeira-dama, Virgínia Mendes, oferece um cartão com o valor de R$ 600 para que mulheres em situação de risco possam sair do ambiente violento.
Virginia Mendes disse que o Ser Mulher trabalha, efetivamente, para que a vítima se torne independente economicamente e, assim, possa romper vínculos com seu agressor. “Mato Grosso já tem isso como lei (Lei Estadual 12.013, de 2023) e estamos trabalhando para que elas voltem para o mercado de trabalho”, afirmou.
Participaram, ainda, da audiência pública a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grazielle Paes Silva Bugalho.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro