Neurilan Fraga
O mês de maio foi muito especial para a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que completou 40 anos de fundação e de atuação em defesa dos municípios. Realizamos vários eventos comemorativos para celebrar a data e o ápice dos festejos ocorreu no último dia 30, quando a instituição homenageou várias personalidades, entre as quais os prefeitos fundadores que compuseram a primeira diretoria, em 1983.
Foi concedida aos ex-gestores a Outorga da Ordem do Mérito Municipalista, em reconhecimento ao empenho, dedicação e serviços prestados à Associação e aos municípios.
Foi um momento histórico, emocionante e inesquecível. A presença dos pioneiros do municipalismo em Mato Grosso nos remeteu há 40 anos, quando o cenário político, as oportunidades e os contextos econômicos e sociais eram muito diferentes.
Há quatro décadas a luta do poder local era incipiente e os prefeitos que se uniram para fundar a AMM foram visionários, empreendedores e, por que não dizer, verdadeiros heróis.
Com base na unidade e no objetivo comum, enfrentaram o desafio de colocar de pé uma instituição que, 40 anos depois, destaca-se como uma importante referência para o movimento municipalista nacional.
Sob a liderança do então prefeito de Cuiabá, Anido Lima Barros, eleito como primeiro presidente da Associação, os prefeitos se organizaram para defender os municípios mato-grossenses e lutar por maior autonomia financeira para as prefeituras.
Se hoje as dificuldades saltam aos olhos, imagine há 40 anos, quando o município nem era classificado como ente federado, status concedido pela Constituição de 1988.
Naquele período, os entes locais recebiam 14% de FPM e 20% de ICMS, insuficientes para atender as demandas. Com a luta iniciada pelos pioneiros, que repetidas vezes foram a Brasília reivindicar mais recursos, os demais dirigentes que os sucederam conseguiram avançar nesses percentuais, embora ainda não sejam ideais para honrar todos os compromissos em âmbito local.
Com muita alegria, estendemos os nossos cumprimentos e agradecimentos aos demais prefeitos que administravam os municípios mato-grossenses no ano da fundação da AMM. À época, 58 gestores se uniram pelo projeto, que contou com o apoio decisivo do então governador de Mato Grosso, Júlio Campos, que doou o terreno para a construção do atual prédio da instituição, na Av. Rubens de Mendonça, no centro político administrativo de Cuiabá.
Temos muito a agradecer todas as lideranças políticas que participaram desses 40 anos de história, principalmente os prefeitos e prefeitas que vivenciaram e vivenciam as dificuldades diárias no contexto municipal. Por estarem mais próximos dos cidadãos, conhecem as necessidades mais prementes da comunidade e anseiam por atender as suas demandas. A todas essas lideranças, as nossas mais honrosas homenagens.
Neurilan Fraga é presidente da AMM.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo
TJ manda indenizar consumidor vítima de boleto falso em nome de empresa
Pesquisa: Cuiabá fecha agosto com menor preço da cesta básica
PF deflagra operação em MT contra crimes nas Eleições 2024
Turismo, empregos e renda
Operação Sentinelas da PC derruba facção em MT; 70 mandados
Gás gratuito: programa para baixa renda será lançado semana que vem
Holding Patrimonial: estratégia inteligente para gestão e proteção de bens
Secretaria de Fazenda alerta sobre autorização de notas fiscais eletrônicas