Da Assessoria
A Bancada Feminina do Senado, presidida pela senadora da Paraíba Daniella Ribeiro (PSD-PB), elegeu nessa quarta-feira (17) duas senadoras para assumirem a primeira e a segunda vice-lideranças da bancada, seguindo o regimento da casa. A senadora pelo estado de Mato Grosso, Margareth Buzetti, ficou com a primeira vice-liderança. Já a segunda vaga foi para a senadora pelo Piauí Jussara Lima.
Atuando pela segunda vez como senadora desde o início de 2023, a senadora Margareth Buzetti tem hoje seis projetos de sua autoria tramitando no Senado. Destes, dois são voltados diretamente para as mulheres.
“Tenho um outor projeto sobre designers de interiores, por exemplo, que indiretamente atende as mulheres, já que é grande o número de trabalhadoras exercitando essa profissão. Então teremos muitas pautas para destravar aqui no Senado”, explica a senadora.
A Bancada Feminina foi criada no Senado em 2021 com o objetivo de conseguir destravar as pautas femininas tanto nas comissões quanto no Plenário. A bancada hoje conta com 15 senadoras, sendo a maior da história. De forma prática, a Bancada garante a presença de uma senadora na reunião de líderes do Senado, que se reúne semanalmente com o presidente da Casa para definir qual será a pauta de plenário. A função de líder, e de vice na ausência do titular, permite à parlamentar fazer o encaminhamento das votações no Plenário e tem preferência no uso da palavra.
O grupo foi instalado em 2021 após a aprovação do PRS 6/2021, projeto de resolução apresentado por Eliziane. A ex-senadora Simone Tebet (hoje ministra do Planejamento) foi a primeira líder da bancada.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo confirma parceria com AL para criar comissão especial do feminicídio
Estado: Sefaz simplifica isenção de IPVA para PcD e taxistas
PF deflagra mais uma operação contra rede de pedofilia em MT
Fethab da Vaca: AL aprova projeto do Governo para redução de 30%
Operação da PC mira roubos e latrocínios de motoristas de aplicativos
Operação da PF desmantela esquema de fraudes na Caixa Econômica
Jayme: homem que agride mulher, é covarde, é indigno
Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior