Por Maria Barbant/Secom
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, conheceu na quarta-feira (19) as instalações da Associação Obras Sociais Seara de Luz e Creche Nina Zaque, localizadas no bairro Jardim Liberdade.
Por meio de um convênio, firmado em 2022, a Secretaria Municipal de Educação cedeu 16 Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) para desenvolverem atividades educacionais na creche que atende 80 crianças, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, dos bairros Colina Verde, Liberdade, Santa Laura, Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, São João Del Rey e outros adjacentes.
Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa e pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, Emanuel Pinheiro visitou a instituição, falou sobre as ações realizadas pelos voluntários e o convênio firmado com a Secretaria de Educação.
“Essa parceria aconteceu por acreditarmos nos sonhos de pessoas abençoadas por Deus, que têm uma missão de vida e escolheram ajudar o próximo, atendendo os mais humildes, procurando fazer nossa sociedade mais justa e inclusiva, mais solidária. Isso atrai o poder público e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, como um ente mais próximo da população, não poderia deixar de se irmanar a esse sonho, e fazer a sua parte nessa parceria. Naquilo que for necessário, a Prefeitura de Cuiabá, na gestão Emanuel Pinheiro, vai dar as mãos e estimular essa e outras instituições, apoiando todos que sonham com uma cidade mais humanizada, mais próspera, mais solidária e com mais justiça e inclusão social”, disse o Prefeito Emanuel Pinheiro.
Emanuel Pinheiro disse ter ficado impressionado com a estrutura que desenvolve ações voltadas às crianças, aos adolescentes e aos idosos.
O gestor parabenizou o trabalho da equipe de voluntários e colaboradores entre eles a Juíza Maria Rosi de Meira Borba, da 8ª Vara Criminal da Capital, a Juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá e o Promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus, que articulou a disponibilização de recursos, provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para a construção da creche.
“A parceria da administração pública com a instituição filantrópica tem um único objetivo, atender as famílias ofertando uma educação infantil de qualidade, em um local seguro, para as crianças”, destacou a Juíza Maria Rosi de Meira Borba.
O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa se disse emocionado com a iniciativa. “É uma entidade que atende dezenas de pessoas e transforma as suas vidas. E a parceria com a Secretaria de Educação é extremamente justa, beneficiando principalmente aqueles que mais precisam do poder público”, disse o vice-prefeito.
A secretária de Educação, Edilene Machado disse que a parceria com instituições filantrópicas contribui para que o Município possa alcançar e atender as crianças em bairros mais distantes. “Ano passado a creche iniciou os atendimentos com 40 crianças este ano dobramos o número de crianças atendidas. Acreditamos muito nesse projeto”, disse a secretária.
Atendimento - A creche Nina Zaque funciona em período integral e sua estrutura conta com salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, espaço de recreação e administrativo.Já a associação Obras Sociais Seara de Luz atende famílias vulneráveis há 22 anos. Atualmente cerca de 400 famílias são assistidas pelos projetos desenvolvidos pela associação.
Termo de Cessão - O Termo de Cessão por Convênio de Servidores Públicos é previsto na Lei Complementar Municipal Nº 093/2003 bem como na Instrução Normativa NRH Nº 007/2013, segunda versão. Nesse caso, a vigência prevista é de um ano, podendo ser prorrogada se houver interesse das partes ou os profissionais poderão ser requisitados a qualquer tempo, pela Secretaria Municipal de Educação.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera