Luciano Nurnberg Peres
A transparência e a governança são fundamentais para garantir uma gestão pública eficiente e eficaz. A transparência permite que a sociedade acompanhe as ações do Estado e fiscalize a aplicação dos recursos públicos, propiciando a prestação de contas e a responsabilização dos gestores.
O conceito de transparência no contexto do setor público nem sempre é interpretado corretamente. É importante compreender que a transparência no âmbito do setor público pode ter diferentes classificações. Entre elas, tem-se a transparência passiva, em que é preciso realizar um pedido para se ter acesso a determinada informação e a transparência ativa, em que as entidades públicas se encarregam de disponibilizar as informações. Desta forma, a população pode utilizar tanto de informações que estão prontamente disponíveis quanto realizar pedidos de acesso para obter informações complementares e analisar as ações dos gestores públicos.
Um dos principais desafios da gestão pública são as externalidades, ou seja, as consequências das ações governamentais. A gestão pública deve ser transparente e aberta ao diálogo com a população, de forma a discutir e entender como minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios das ações governamentais sobre a sociedade.
A transparência é apenas um dos pilares da governança. E, portanto, para se atingir uma gestão pública eficiente e eficaz, é importante entender o que mais está envolvido no conceito de governança pública.
Neste sentido, o modelo de governança proposto pelo International Federation of Accountants (IFAC) e pelo Chartered Institute of Public Finance and Accountancy (CIPFA) indica que a boa governança requer uma abordagem qualitativa. No centro do modelo, permeando todos os demais pilares da governança pública, estão dois princípios: 1) integridade, valores éticos e respeito ao estado de direito e 2) abertura e envolvimento dos interessados. De acordo com este modelo, esses princípios são basilares e suportam todos os demais princípios, que são: definição de resultados em termos de benefícios econômicos, sociais e ambientais sustentáveis; determinação das intervenções necessárias para otimizar o alcance dos resultados; desenvolvimento da capacidade da entidade e dos indivíduos; gerenciamento de riscos e desempenho através de controle interno robusto e forte gestão financeira pública e implementação de boas práticas em transparência, relatórios e auditoria, para uma prestação de contas eficaz.
Sendo assim, a administração pública deve levar em consideração todos os pilares da boa governança pública para prestar serviços de qualidade e permitir o desenvolvimento de uma sociedade próspera.
Luciano Nurnberg Peres é professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
O autor: Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e membro do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo (ContGov). Atuou profissionalmente em entidades públicas como a Prefeitura de Campo Mourão, a Justiça Federal de Primeiro Grau do Paraná e o Ministério Público do Estado do Paraná. Atua na difusão do conhecimento acerca do setor público tendo atuado como professor na Faculdade de Jandaia do Sul e na Faculdade Maringá e atualmente na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Fipecafi em disciplinas relacionadas à gestão e contabilidade públicas.
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.
Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor