Da Comunicação TCE-MT
A partir da implementação de boas práticas, levantamento de dados e mapeamento de gargalos em diferentes setores, as Comissões Permanentes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) têm subsidiado políticas para o desenvolvimento do estado. O trabalho de cada uma delas e seu impacto nas rotinas da gestão pública foram abordados durante o Interage TCE – Câmaras Municipais.
Na última semana, o evento histórico reuniu mais de 120 presidentes de câmaras e vereadores no Espaço Liu Arruda, ocasião na qual, comprovou-se a efetividade de uma gestão descentralizada e voltada à orientação, propostas estabelecidas pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli.
“Queremos que o gestor faça o certo, contribuindo para a prestação de serviços de qualidade para o cidadão. Quando esse contato com o Tribunal acontece, passa-se observar as melhorias. Só teremos serviço de qualidade na ponta, na saúde, educação, segurança pública e todos os outros setores, se houver essa integração entre o gestor e o Tribunal de Contas”, avaliou o presidente.
Durante o encontro, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, apresentou uma série de dados relacionados a esta área e lançou o Radar Saúde, novo módulo do sistema Radar de Controle Público.
“Esta novidade é uma grande aliada no diagnóstico das condições de saúde da população mato-grossense, uma vez que permite detectar as deficiências dos serviços prestados e possibilita a execução de ações preventivas e proativas a partir dos resultados constatados”, explicou.
À frente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o conselheiro Sérgio Ricardo, falou sobre a relevância do tema, especialmente em um estado com três biomas, como Mato Grosso. Além disso, chamou a atenção para o II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, que será realizado em Cuiabá entre os dias 22 e 23 de maio.
Sérgio Ricardo destacou ainda a importância da interlocução do TCE-MT com os gestores municipais. “Quem está ali, muitas vezes é um empresário ou comerciante, uma pessoa que não entende de gestão pública. Então é preciso ter esse choque de informação, o que também faz com que eles saibam que o Tribunal está de portas abertas.”
Recém-criada, a Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal, presidida pelo conselheiro Valter Albano, apontou caminhos para o desenvolvimento municipal e regional.
“Vem um órgão isento da política para dizer que o vereador e a câmara municipal têm poder para trabalhar na melhoria fiscal do município, cobrar o tributo de quem pode pagar e isentar de quem não pode e, com isso melhorar sua receita, seu serviço, sua capacidade de investimento e, claro, desenvolver sua vocação”, pontuou o conselheiro.
Já a Comissão Permanente de Educação e Cultura, cujo presidente é o conselheiro Antonio Joaquim, demonstrou suas principais ações, incluindo a parceria com o Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT) no lançamento do Pacto pela Primeira Infância no estado.
Na oportunidade, a consultora da Comissão, Cassyra Vuolo, reforçou a importância de investimentos eficazes para a obtenção de serviços de qualidade. “Eventos como este tem um caráter preventivo. Ao mesmo tempo, formam uma nova ideia e colocam como paradigma a execução com eficácia, economicidade e efetividade.”
As falas foram endossadas pelos presidentes das câmaras de Porto Alegre do Norte, Aldenor Lima, e de Nobres, Zilmai Pereira. “Muitas vezes erramos por desconhecimento, então o TCE está dando a oportunidade de melhorarmos a gestão. Quem ganha com isso é a população”, disse ele. “Buscamos fazer tudo do jeito certo, para que amanhã ou depois a gente não sofra com os erros”, pontuou a parlamentar.
O Interage TCE- Câmaras municipais
Realizado em parceria com a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), esta edição do Interage abrangeu a maior classe política do estado, formada por 1400 representantes.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro