Rita Bueno
O que você precisa saber ANTES de comprar um imóvel na planta financiado?
Quem compra um imóvel na planta, na maioria das vezes, é aquele que sonha com sua casa própria. E, nesse momento tão importante, é necessário que o consumidor comprador tenha conhecimento dos seguintes pontos que envolvem seus direitos, antes de fechar o negócio.
1. DIFERENÇA DE VALOR NO FINANCIAMENTO
Geralmente o consumidor assina primeiro com a construtora e depois com o banco, se essa assinatura com o banco demorar, o valor do financiamento poderá mudar.
Isso acontece porque enquanto o financiamento com o banco não é concluído, o valor do contrato vai sendo atualizado pelo Índice de Construção (INCC). Essa atualização é permitida, mas o que costuma acontecer é UMA DEMORA EXCESSIVA no processo de financiamento por culpa da própria construtora que não entregou os documentos necessários em tempo, acarretando uma demora na liberação do financiamento e fazendo o valor inicialmente financiado pelo consumidor subir, cada vez mais!
Então, fique de olho após assinar com a construtora e solicite informações com frequência a respeito da aprovação do financiamento.
2. PRAZO CERTO
No contrato da construtora deve ter de forma clara o prazo certo para a entrega do seu imóvel e esse prazo NÃO PODE estar vinculado à liberação ou assinatura de financiamento.
Além desse prazo certo, a construtora poderá ter a tolerância de apenas 180 dias de atraso na obra, MAS ATENÇÃO, essa tolerância deverá estar expressamente descrita no contrato.
E o que acontece se o prazo prometido ao comprador não for cumprido?
Quem passa por esse transtorno possui duas alternativas como direito: O consumidor poderá optar por solicitar o cancelamento do contrato e devolução dos valores pagos, devidamente atualizados na forma da lei 13.786/2018. Ou o consumidor adquirente do imóvel poderá solicitar a indenização na forma de aluguel , por mês de atraso, sendo que essa indenização é sobre o valor do imóvel, de 0,5% a 1% enquanto permanecer o atraso, bem como poderá ser pedido indenização por dano moral.
Além disso, existem outros direitos que podem ser exigidos pelo consumidor, como suspensão dos juros de obra e outras irregularidades que podem existir no contrato.
Por isso, é sempre importante que o consumidor esteja atento aos seus direitos e procure um advogado para te auxiliar com seu contrato.
Rita Bueno é advogada especialista em Direito Civil e Processo Civil, atua no Direito do Consumidor, Imóvel na Planta, Revisão de Contrato, Bancos e Viagens. Instagram @ritabueno.adv.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor