A prefeitura de Cuiabá avisa que "as inscrições para a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão abertas".
A gestão reforça que:
O evento que acontecerá em Cuiabá, nos dias 29 e 30 de março, oportunidade em que as propostas e demandas elencadas durante as Conferências Livres, fase preparatória, serão apreciadas e votadas, a fim de que sejam encaminhadas para a próxima etapa, a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional, previstas para os meses de julho e novembro desse ano, respectivamente. O encontro municipal ocorrerá de forma presencial, no auditório do Senai Cuiabá, a partir das 18 horas, no dia 29, e às 8:00h da manhã no dia 30.
As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas até o dia 28/03, por meio do link- https://www.sympla.com.br/evento/10-conferencia-municipal-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-de-cuiaba-mt/1893027?share_id=0.
Os encontros têm como público alvo, crianças e adolescentes, conselheiros municipais e tutelares, representantes da educação, saúde e assistência social, de órgãos públicos, instituições privadas, sistema de Justiça e segurança pública, além de outras entidades ligadas à rede de proteção.
“Esses encontros, seja em etapa regional, estadual ou nacional, servem para o fortalecimento das políticas públicas e que sejam efetivamente aplicadas a fim de atender aos anseios dessa população. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos durante as Conferências Livres que ocorreram no início do mês de março e estamos com grandes expectativas de que novas propostas serão formuladas e poderemos representar Cuiabá, como a capital de Mato Grosso que desenvolve inúmeras ações de prevenção e garantia de direitos”, declarou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cristiane Almeida da Silva.
Os debates estão sendo organizados considerando os cinco eixos temáticos definidos pelo Documento Base do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente. O tema central de 2023 é “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações de vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
“As Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente, enquanto espaço de participação no ciclo de políticas públicas, possibilitam a discussão de temas e a elaboração de políticas para a infância e adolescência”, afiançou a presidente.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira reforçou a importância da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico. “A Prefeitura de Cuiabá é e sempre será parceira do Conselho Municipal, assim como demais entidades que tenham como pauta a valorização e cuidado na preservação dos direitos da criança e do adolescente”, afiançou Hellen Ferreira.
“Estamos tendo a oportunidade de abrir espaços para um processo amplo de diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas esferas municipal, estadual e nacional”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo