Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande destaca que "a dança como empoderamento, valorização da autoestima e saúde da mulher foram os objetivos da aula de dança conduzida pelo professor de educação física, Fernando José da Silva" - nesta semana.
O Executivo municipal pontua que a ação abriu o mês comemorativo alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
A gestão ressalta ainda que:
Logo na abertura do evento, o prefeito Kalil Baracat, pontuou que a abertura às comemorações do Mês da Mulher deveria ter à frente uma mulher. Em um gesto de respeito e gentileza, cedeu a palavra à sua esposa, a primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat.
Ela destacou em sua fala a atitude do gestor municipal e a força da mulher que desenvolve diferentes e importantes papeis na sociedade. “É muito simbólico, o prefeito que é o Chefe do Executivo Municipal, me deixar falar para abrir esse evento. Você demonstra o respeito e apreço que tem pelas mulheres várzea-grandenses. Quero dizer que hoje é só o início das comemorações deste mês. Nós que somos mulheres sabemos o quanto é difícil equilibrar tantos papeis ao mesmo tempo: de trabalhadora, de servidora, de mãe, de esposa, de amiga, de tia, de vizinha; um homem jamais conseguiria fazer tudo o que nós fazemos”.
“Hoje damos início às comemorações do Mês da Mulher e nada mais justo que uma mulher, a que idealizou essa programação com tanto carinho, falar aqui com vocês. Quero também parabenizar a cada uma de vocês aqui presente, pela luta, dedicação, e pela força. A nossa população hoje é formada por 52% de mulheres e os outros 48% são filhos de mulheres, então as mulheres mandam nós homens estamos aqui sé de figurantes”, disse Kalil Baracat.
A primeira-dama ainda destacou em sua fala as mulheres que abriram caminho na conquista dos direitos femininos. “Nós precisamos sim ser reverenciadas e torço e espero que a cada dia mais mulheres ocupem cargos, que tenham voz, para que possamos ser cada vez mais representadas. Aqui eu lembro todas as mulheres que vieram antes de nós e lutaram para que pudéssemos ter direito ao voto, que abriram caminho para que pudéssemos trabalhar fora, para que pudéssemos ocupar lugares de destaque e decisão. Aqui neste município temos três vereadoras, duas secretárias e várias secretárias-adjuntas e isso enche o meu coração de orgulho. Mulheres vocês são importantes, parabéns”, concluiu sua fala, Kika Dorilêo Baracat.
O evento contou com a participação da Miss Várzea Grande 2023, Brenda Carvalho. “Aprendi com essa disputa à miss que uma pessoa simpática, agradável e que cativa naturalmente as pessoas é algo natural no ser humano e vem da essência dele. E, a primeira-dama Kika Baracat tem essas qualidades e acredito que através dela é possível inspirar mulheres de todas as idades e origens. Meus parabéns à iniciativa dela em valorizar e amar as mulheres várzea-grandenses”, declarou.
A ação foi organizada pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.
A estrutura física foi montada com palco, tendas, tablados e som. A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer também disponibilizou água, frutas, seis nutricionistas, 25 professores de educação física que ficaram responsáveis pelo aquecimento no início e o alongamento no final da aula, além da massagem Quick. Já a Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância com uma enfermeira e uma técnica de enfermagem.
“Nós trouxemos as frutas e água para hidratação e também demos dicas de como se alimentar de forma saudável. Devemos comer todos os dias frutas e verduras que são fontes de fibras e vitaminas. Devemos também comer carnes, frangos, peixe e ovos, que são fonte de proteína, além de carboidratos que são o arroz, o feijão, o macarrão, bata e mandioca. Mais importante de tudo: evitar excessos, refrigerantes, doces e guloseimas”, sugeriu a nutricionista Mônica Aparecida Gonçalves.
AULA DE DANÇA SERÁ PERMANENTE – Já no final do evento o professor de educação física, Fernando José da Silva, anunciou que a aula de dança será permanente e ocorrerá toda última sexta-feira do mês.
“As aulas sempre serão aqui em frente à prefeitura. É um presente permanente da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat às mulheres de Várzea Grande. Importante destacar que nem todas as pessoas gostam ou têm condições de frequentar uma academia e essa iniciativa tráz uma forma inovadora de bem-estar e autoestima. Através da dança, e seus diversos ritmos, a mulher pode ficar em forma, usar a sua sensualidade e feminilidade que muitas vezes fica em segundo plano”, explicou o professor.
Mulheres de todas as idades e tipos físicos participaram e aprovaram a iniciativa. “A dança dá liberdade para se expressar, ela faz a gente se sentir livre e também permite interação com a sociedade. Com certeza também é uma forma de terapia e de aprender a se amar”, declarou a funcionária pública Kelcilene Brites Curado.
A professora aposentada Dimam dos Santos Pereira, 62, disse que ficou maravilhada com a aula. “A aula foi ótima eu me surpreendi, também passei pela massagem quick, me hidratei e comi frutas. Foi um final de dia incrível e agora que teremos todo o mês essa aula, com certeza vou participar”, disse.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor