O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lança, no dia 07 de março, a edição 2023 do SoleTRE, projeto de alfabetização de adultos(as) e idosos(as). O lançamento ocorre às 8h, na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT).
O TRE informa ainda que:
A iniciativa é promovida pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do TRE-MT, com o objetivo de promover a inclusão social, despertar a cidadania e reduzir o quantitativo de eleitores analfabetos no cadastro eleitoral. Este ano, o projeto terá início com duas turmas, cada uma contendo aproximadamente 30 pessoas.
Os conteúdos serão ministrados por duas servidoras da Justiça Federal, Maria Luiza Miorim e Sofia Fernandez Moura de Paula, e contam também com servidores(as) da Justiça Eleitoral atuando como monitores(as). As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, com duração até 30 de junho de 2023.
O SoleTRE teve início em 2019, com homologação dos desembargadores Sebastião Barbosa Farias e Gilberto Giraldelli, que atuavam como corregedor regional eleitoral e presidente do TRE-MT, respectivamente. O projeto foi acolhido, em abril de 2021, pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, corregedora regional eleitoral e pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente do Tribunal.
Na primeira edição, realizada totalmente de forma presencial, do total de 61 alunos matriculados, 46 concluíram o curso. No ano seguinte, 2020, o projeto iniciou com 55 alunos(as) matriculados(as) no modo presencial. Porém, a partir de 05 de março, os encontros presenciais foram suspensos em razão da pandemia de Covid-19. As aulas continuaram sendo ministradas remotamente pelas professoras Renata Bortoluzo e Maria Luiza Miorim.
Já a terceira edição, desenvolvida totalmente no modo remoto, ocorreu em 2021, com turma inicial de 55 pessoas, dos quais 37 concluíram o curso. No ano de 2022 não houve nenhuma edição, em razão dos trabalhos referentes às Eleições Gerais.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pivetta crava: MT é um gigante de oportunidades para agregar valor à produção
AL confirma análise da Procuradoria-Geral sobre Comissão do Feminicídio
Hugo Motta define isenção do IR para até R$ 5 mil como prioridade
Estado detalha como será sistema e andamento das obras do BRT
Mais peritos, mais Justiça: o impacto dos mutirões no INSS
Operação da PC prende líder de facção no interior de MT
TRE alerta sobre golpe contra Cartórios Eleitorais em MT
Jeans, tênis e altar
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível