Da Redação
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande lançou o livro “Conhecendo Várzea Grande” de autoria da professora Jacy Proença, com a presença da primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat.
A prefeitura destacou a obra - acentuando a importância do livro que agrega conhecimento na Educação.
Mais informações, conforme divulgado pelo Executivo municipal:
Segundo a autora, o livro é o resultado da pesquisa realizada ao longo de vários anos e o resgate de uma ‘dívida histórica’ com o município que foi onde ela iniciou sua carreira no magistério. “Sempre entendi Várzea Grande com um potencial humano e turístico muito grande, com uma história e uma cultura muito rica, com personalidades que marcaram época e toda essa riqueza deveria ser contada e compartilhada com o público, com os estudantes e com os turistas que por aqui passam. Este livro foi a forma mais prazerosa e lúdica que encontrei para fazer esta homenagem”, disse.
O conto em formato de história em quadrinhos, ilustrado pelo artista gráfico Ricardo Leite de Almeida, com uma linguagem bem acessível através do diálogo com os personagens, a história se desenvolve mostrando alguns fatos históricos e pontos turísticos da cidade.
Conforme a autora, “Conhecendo Várzea Grande” vem revelar o que se viu e não se enxergou; o que se ouviu e não se escutou. Isso tanto em relação ao passado, preservado pela convicção e determinação do seu povo, como os aspectos atuais que vêm sendo adotados e que colocam nos trilhos do avanço e da modernidade, sem perder o seu jeito próprio de ser.
Para o secretário Silvio Fidelis, o lançamento de um livro na escola tem todo um significado especial quando agrega o conhecimento com a história do município, o aspecto turístico e cultural. “Esse trabalho é o resultado da pesquisa realizada pela professora Jacy Proença que resgata os valores e raízes do nosso município e a opção de fazer o lançamento na escola é pelo fato dessa escola ter tido a melhor pontuação no Ideb de 2022, seguida pela escola Líbia da Costa Rondon e a escola Rita Auxiliadora da Cunha” revelou.
Ainda conforme o secretário, as escolas da rede municipal vêm apresentando resultados positivos junto ao índice do MEC já alguns anos com as EMEBs Emanuel Benedito de Arruda, Marilce Benedita de Arruda e Honorato Pedroso de Barros. “Isso mostra que a rede tem feito um trabalho de equidade, diferenciado, com o melhoramento efetivo do ensino/aprendizagem das escolas municipais de Várzea Grande”.
Em suas palavras, a primeira-dama do município parabenizou a autora pelo lançamento do livro e também parabenizou o secretário Silvio Fidelis pelos resultados positivos na Educação. “É maravilhoso saber que essa escola se destacou no índice do Ideb pois isso me dá a certeza que muitos estudantes daqui irão se tornar futuros médicos, futuros advogados, futuros vereadores, futuros professores ou até um futuro prefeito ou uma futura prefeita” disse.
Kika Baracat disse ainda “ter se encantado com o livro ‘Conhecendo Várzea Grande’ porque, de uma forma lúdica, a obra traz informação e conhecimento que também será utilizado para divulgar o turismo e as manifestações culturais do município. Um dos pilares da gestão Kalil Baracat/José Hazama é justamente o apoio à cultura, ao turismo e à educação” afirmou.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública
TJ condena banco a pagar R$ 900 mil por falha em renegociação
Dia do Cliente: Como a Percepção do Consumidor Digital Faz Sua Marca Brilhar
Atuadores pneumáticos em aplicações offshore
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro