Da Redação
Ongs informam que ingressaram com ação na Justiça, buscando a extinção da cavalaria da Polícia Militar.
Um dos principais motivos é que durante os atos terroristas, ocorridos no último domingo (8), em Brasília, cavalos também foram atacados.
Em trecho de reportagem do Portal R7, foi assinalado que "durante as invasões por manifestantes extremistas de prédios públicos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, cavalos que atuavam para conter os atos de vandalismo foram atacados junto com os policiais militares. A imagem de um animal sendo socorrido tem repercutido nas redes sociais e gerou comoção e revolta".
Confira a nota na íntegra:
No dia 08-01-2023, durante o ato violento ocorrido na Esplanada dos Ministérios em Brasília - DF, a PMDF, após escoltar espontaneamente um grupo até as proximidades dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, perdeu o controle da situação e centenas de vândalos invadiram os prédios das referidas instituições e iniciaram a depredação dos locais, o que desencadeou um confronto entre a PMDF e os invasores, tendo a cavalaria da tropa de choque sido acionada.
Ocorre que, de forma ilícita, os animais foram expostos a violência, pois os policiais não estavam em número suficiente e não estavam em formação, desfilando aleatoriamente como se estivessem seus condutores a passeio, expondo os equinos a iminente risco de morte, sem que fossem observados procedimentos mínimos de segurança que deveriam ter sido adotados a fim de minimizar o sofrimento dos animais em caso de ataque, o que é perfeitamente previsível em situações de confronto.
Decorrente da situação os cavalos foram brutalmente espancados com pedaços de madeira, tiveram sprays de pimenta jogados em seus olhos, além de terem caído na rampa do palácio do planalto.
Assim, o Fórum Animal em parceira com outras 6 ONGs de proteção e defesa animal ajuizou ação civil pública solicitando informações sobre o estado de saúde dos animais agredidos, que seja apresentado relatórios de atendimento e prontuários veterinários, a suspensão do uso dos cavalos pela PMDF até que seja comprovado a aquisição de equipamentos de segurança para os animais e dano moral coletivo no valor de 1 milhão de reais, observando que esse valor caso aja condenação, não é pago as autoras e sim destinado a um fundo do meio ambiente.
Finalmente, pedimos que fosse extinto o uso da cavalaria pelas tropas de choque das Polícias Militares, devendo os equinos ser substituídos pelas técnicas e equipamentos atualmente existentes no mercado, pondo um fim à exploração animal em confrontos

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor