Portal Congresso em Foco
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (STF) ordenou, nesta terça-feira (10), as prisões do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, e do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (DF), o coronel Fábio Augusto Vieira.
O coronel era o responsável pelo comando da corporação no último domingo (8) quando Brasília foi alvo de ataques golpistas. E Anderson Torres chefiava a polícia ser o secretário de Segurança Pública do DF. Na ocasião, militantes bolsonaristas invadiram, depredaram e roubaram os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Representantes do governo federal e do Poder Judiciário têm creditado à PM do DF a responsabilidade por facilitar a atuação dos atos golpistas. A PM diz que tentou evitar as invasões, mas o baixo efetivo não garantiu controlar o avanço dos golpistas.
Anderson Torres assumiu o comando da secretaria de Segurança Pública do DF no dia 2 de janeiro. Ele viajou de férias para os Estados Unidos cinco dias depois. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Anderson Torres, também se encontra nos EUA.
Anderson Torres ainda está nos Estados Unidos. O retorno de sua viagem está previsto para o fim do mês. Ele deve ser preso ao retornar ao Brasil. Ele não estava no DF quando a Praça dos Três Poderes foi invadida por golpistas.
No domingo (8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chegou a exonerar Anderson Torres. Ibaneis também foi afastado do cargo por 90 dias em determinação de Alexandre de Moraes.
O ex-comandante da Polícia Militar (PM) do DF já havia sido afastado do cargo pelo interventor federal Ricardo Cappelli.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico