Rafaela Maximiano - Da Redação
Os deputados estaduais aprovaram em sessão extraordinária desta sexta-feira (30) a proposta de autoria do Poder Executivo, que "altera a Lei n° 7.098, de 30 de dezembro de 1998. A sessão foi transmitida pela TV Assembleia e pelo canal do You Tube. A lei aprovada consolida normas referentes ao Imposto a sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.
Conforme o projeto, o ICMS “incidirá uma única vez, qualquer que seja sua finalidade, nas operações, ainda que iniciadas no exterior, com diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União), a apreciação em regime de urgência, considera um acordo formalizado entre a equipe de transição do Governo Lula (PT) e a regulamentação do Congresso, que atualizou a lei que garante a cobrança única de ICMS, no momento da revenda ao consumidor como já acorre com a gasolina. As regras passam a valer também para diesel, biodiesel e gás veicular e ao gás de cozinha.
“Esse projeto vai ser a cobrança de ICMS em cima dos combustíveis conforme a modulação que foi feito no Supremo Tribunal Federal e a equipe econômica do novo Governo. Isso foi pactuado e encaminhado para os Estados e nós precisamos aqui dentro do Estado regulamentar isso. Que nós possamos cobrar a partir do próximo ano. Será um valor único, o país inteiro vai cobrar esses mesmos valores”, disse o deputado.
Conforme o líder do Governo, deputado Dilmar Dal Bosco (União) somente uma alteração foi proposta pela Casa. “Fizemos uma alteração ao projeto, um entendimento entre o presidente da Assembleia e a Mesa Diretora, todos os deputados. Essa alteração é porque temos pedido ao Governo, que qualquer alteração ou prorrogação de vencimento de qualquer convenio, o Confaz encaminhe para a Assembleia”, pontuou Dilmar.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera