• Cuiabá, 10 de Setembro - 2025 00:00:00

Presidente do TRE: combate às atitudes sem fundamento que tentaram instaurar um estado de retrocesso político e democrático


Rafaela Maximiano

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, mandou recado categórico para quem insiste em atacar a Democracia e o resultado das Eleições 2022, leia-se o processo eleitoral via urnas eletrônicas, ou seja, grupo de bolsonaristas extremistas.

Durante evento de diplomação dos candidatos eleitos, na noite desta quinta-feira (15), o presidente do TRE também endureceu o discurso no combate às fake News.

Confira principais pontos do discurso:

“As fake news confundiram a população e precisam ser interrompidas urgentemente ou do contrário, farão estragos não somente na política do país mas também às famílias."

“A Justiça Eleitoral não existe apenas aos eleitos mas também aos não eleitos. Existe para garantir a legitimidade das eleições, preza pela solidez da democracia e seu fortalecimento em cada eleição. É a justiça da democracia e deve conviver com os posicionamentos díspares, mas deve fazer prevalecer o interesse da maioria e combater atitudes sem fundamento racional que tentaram instaurar um estado de retrocesso político e democrático no país colocando em dúvida a urna eleitoral eletrônica.”, disse lembrando que a “máquina de votar” surgiu em Mato Grosso.

Carlos Alberto destacou ainda a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria e do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, senador eleito, Marcos Pontes (PL).

O presidente do TRE agradeceu o empenho dos membros do Tribunal envolvidos no processo eleitoral, juízes, servidores, forças de segurança, mesários, imprensa, voluntários e também os candidatos que disputaram os cargos “todos merecedores de agradecimento”. Também ressaltou todos os candidatos que passaram ilesos pela prestação de contas, que “são exemplo”.

Governador Mauro Mendes (UB)

Em seu discurso, o governador Mauro Mendes (UB) destacou o alinhamento entre Poderes Constituídos pelo desenvolvimento do Estado

“Essa diplomação fecha o ciclo das eleições de 2022. E demonstra a vontade popular de que eu e Pivetta continuemos dirigindo o Executivo Estadual”, declarou Mauro Mendes.

Agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa que segundo ele, “ajudou e vai continuar ajudando a conduzir Mato Grosso”. “Arrecadar corretamente os impostos, empregar corretamente os impostos e gastar menos do que arrecadamos é nosso foco para conseguir entregar resultados de médio e longo prazo e tomar decisões conscientes”, disse Mauro Mendes lembrando do desafio de “tomar decisões”.

Mendes ainda pontuou a importância de que cada Poder cumpra seu trabalho, faça seu papel, “com lealdade e competência” para oferecer o melhor à população do Estado.

Outras pontuações do Governador: “trabalhar contra a sonegação fiscal, mais saúde, e coragem a todos os eleitos de tomar boas decisões pelo bem da população”

Senador Wellington Fagundes (PL) – Trechos:

 “Na minha percepção será papel fundamental do Congresso Nacional atuar de forma firme para pacificar o país e garantir a democracia.”

O senador reeleito e diplomado Wellington Fagundes, pontuou que o seu diploma significa os anseios e às necessidades dos mato-grossenses. “Fui o mais votado proporcionalmente entre os senadores reeleitos no país e isso me enche de orgulho e responsabilidade. Sou um senador municipalista e estou motivado pelas realizações do passado, que resultaram na minha reeleição, e é claro nos desafios que temos pela frente. Quero trazer melhores condições de vida para todos, fortalecer a educação e diminuir as desigualdades, sem esquecer do meio ambiente. Esse é o meu compromisso e dos demais companheiros hoje aqui diplomados”, disse em nome dos demais senadores e suplentes diplomados na noite desta quinta-feira, 15.

A presença do ex-ministro Marcos Pontes e senador eleito por SP, representa de acordo com Fagundes, “compromisso firmado entre MT e São Paulo para a conclusão da ferrovia e escoamento da produção agrícola até Santos.

Assembleia Legislativa

Deputada Janaina Riva (MDB) falou em nome de todos os Deputados eleitos e diplomados hoje, lembrou que a quatro anos assumiram uma legislatura com um Estado bem diferente de hoje. “As contas do Governo e da Assembleia estavam atrasadas, os salários atrasados, um estado sem obras, sem geração de emprego e sem políticas sociais. Portanto essa legislatura será muito mais próspera. Também pontuou a necessidade de União e respeito entre esquerda e direita. Cada legislador precisa ajudar a pacificar o país. Dedico meu diploma a todas as mulheres de Mato Grosso.”

Câmara Federal

Fábio Garcia (União) falou em nome dos deputados federais eleitos. Destacou o processo eleitoral de 2022 como sendo uma vitória da democracia. Lembrou que essa bancada federal de MT possui duas mulheres, importante representação para o Estado. ”Confiança não somente se agradece mas sim se retribui. E é o que faremos para o eleitora mato-grossense”, disse ao ser diplomado. Também parabenizou o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta pelos números financeiros positivos do estado, soluções estruturantes para problemas como a BR 163, melhorar a educação, e “colocar Maro Grosso nos trilhos”.

Confira a lista de diplomados – conforme divulgado pelo TRE:

A entrega dos diplomas foi pontuada sobre quadro de 37 candidatos que foram eleitos no pleito deste ano, entre titulares e suplentes. Foram diplomados, ainda, um suplente eleito por partido. 

Eleito com 68,45% dos votos, o atual governador do estado, Mauro Mendes (União), foi diplomado no cargo para o segundo mandato. O vice-governador eleito, Otaviano Pivetta, também recebeu o diploma para o exercício do segundo mandato no cargo.

No Senado Federal, Wellington Fagundes (PL) será o representante de Mato Grosso, com 63,54% dos votos, tendo como 1º suplente Mauro Carvalho e 2ª suplente, Rosana Martinelli. 

Foram diplomados ainda, nos cargos de deputados(as) federais: Fábio Garcia (União), Abílio Brunini (PL), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Emanuel Pinheiro da Silva Primo – Emanuelzinho (MBD), Amália Barros (PL), Rubia Fernanda Diniz Robson Santos de Siqueira - Coronel Fernanda (PL) e Jonildo José de Assis - Coronel Assis (União). 

Já nas vagas de deputados(as) estaduais, receberam o diploma: Janaína Riva (MDB), Max Russi (PSB), Eduardo Botelho (União), Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Gilberto Cattani (PL), Dilmar Dal Bosco (União), Sebastião Machado Rezende (União), Júlio Campos (União), Thiago Silva (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Fábio José Tardin – Fabinho (PSB), Valdir Barranco (PT), Carlos Avalone (PSDB), Alberto Machado – Beto Dois a Um (PSB), Claudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Republicanos), José Eugênio de Paiva – Dr. Eugênio (PSB), Valmir Moretto (Republicanos), João José de Matos – Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD), Elizeu Nascimento (PL) e Lídio Barbosa – Juca do Guaraná Filho (MDB). 

No caso dos(as) suplentes, foram diplomados(as) um(a) por partido.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: