O ministro Carlos França, das Relações Exteriores, concedeu ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) a medalha Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial, por toda a articulação realizada durante e após a pandemia para que o país recebesse insumos estrangeiros, visando desenvolver uma vacina 100% nacional e salvar vidas - na quarta-feira (7).
A ordem homenageia brasileiros que se tornaram merecedores do reconhecimento do Governo Federal, estimulando assim a prática de ações honrosas em prol do bem comum, distinguindo serviços e virtudes cívicas. O título pode ser conferido a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.
“O trabalho foi uma via de mão dupla, porque não apenas o Itamaraty se abriu para o próprio dever de mostrar à sociedade o que faz pela nação brasileira e o Estado brasileiro, como também a muitos brasileiros que hoje estão pelo mundo. Foi uma luta que nós travamos para poder trazer os insumos necessários para vacinarmos toda a nossa população, e eu renovo ao senador o meu agradecimento pelo apoio irrestrito”, celebrou o ministro Carlos França.
Wellington destacou que, durante a pandemia, se reuniu no Ministério para buscar a melhor forma de trazer tecnologias - em especial o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) -, sem burocracias, para desenvolver vacinas que fossem não só replicadas, mas criadas por brasileiros e para brasileiros.
“Foram conversas, mas também muito trabalho juntos, tanto pela educação como também pela produção de vacinas. E esse é o papel do MRE, fazendo com que o Brasil tenha mais força interna e externa, em um papel brilhante do ministro”, completou o senador.
À época, Wellington buscava os IFAs para serem utilizados em plantas industriais de saúde animal, já que, por um projeto de sua autoria - que foi sancionado e virou lei - o país passou a autorizar essas plantas fabris a produzirem, com biossegurança, vacinas que compusessem o rol disponível para a população.
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor