Com o tema "Kizomba da Resistência", o Centro Cultural Casa das Pretas numa articulação com coletivos de pessoas ligada ao movimento social negro, preparou uma vasta programação, para o mês da consciência negra, para celebrar e refletir sobre o papel histórico e social do povo negro. A programação estende-se até o dia 30.
A abertura oficial acontece neste sábado, dia 19, às 20 horas, com a 1ª Mostra de Economia Criativa do Espaço Manga Preta. No domingo, 20, as atividades Ballroom MT, no Centro Cultural Casa das Pretas, Praça da Mandioca, a partir das 9 horas encerrando às 20 horas.
A presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, a professora Antonieta Costa, a Nieta, disse que, o Kizomba da Resistência é uma articulação de coletivos de várias mãos do movimento negro "com a galera do movimento social negro" com apoio da secretaria de estado da cultura.
A palavra kizomba vem da língua quimbundo, que significa 'festa', por isso mesmo, a kizomba está intimamente ligada à festa do povo negro que resistiu à escravidão.
*20 de novembro*
É o dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica e símbolo de resistência, em 1695. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Zumbi representa lutas por construção, e não por domínio.
Para o movimento negro, o 20 de Novembro significa uma referência de resistência, de resiliência. "É a memória de que não podemos desistir, de que há esperança e que somos capazes de construir dias melhores", disse Nieta.
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor