Com o tema "Kizomba da Resistência", o Centro Cultural Casa das Pretas numa articulação com coletivos de pessoas ligada ao movimento social negro, preparou uma vasta programação, para o mês da consciência negra, para celebrar e refletir sobre o papel histórico e social do povo negro. A programação estende-se até o dia 30.
A abertura oficial acontece neste sábado, dia 19, às 20 horas, com a 1ª Mostra de Economia Criativa do Espaço Manga Preta. No domingo, 20, as atividades Ballroom MT, no Centro Cultural Casa das Pretas, Praça da Mandioca, a partir das 9 horas encerrando às 20 horas.
A presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, a professora Antonieta Costa, a Nieta, disse que, o Kizomba da Resistência é uma articulação de coletivos de várias mãos do movimento negro "com a galera do movimento social negro" com apoio da secretaria de estado da cultura.
A palavra kizomba vem da língua quimbundo, que significa 'festa', por isso mesmo, a kizomba está intimamente ligada à festa do povo negro que resistiu à escravidão.
*20 de novembro*
É o dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica e símbolo de resistência, em 1695. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Zumbi representa lutas por construção, e não por domínio.
Para o movimento negro, o 20 de Novembro significa uma referência de resistência, de resiliência. "É a memória de que não podemos desistir, de que há esperança e que somos capazes de construir dias melhores", disse Nieta.
Da Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio