Da Comunicação TCE-MT
Em busca do aprimoramento das práticas na gestão pública, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, participa do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC). O vice-presidente e o ouvidor-geral do órgão, conselheiros Valter Albano e Antonio Joaquim, também estão no evento, realizado com apoio da Corte de Contas mato-grossense.
A programação teve início na quarta-feira (16) e se estende até sexta-feira (18) no Rio de Janeiro (RJ), onde mais de 1200 servidores do controle externo brasileiro se debruçam sobre uma temática central: “Os Tribunais de Contas como Indutores da Boa Gestão e Guardiões da Democracia”.
Alinhado à esta proposta, o TCE-MT tem a oportunidade de consolidar sua posição de vanguarda no Brasil, seja por sua nova estratégia de atuação, colaborativa, receptiva e municipalista, seja pelo desenvolvimento de produtos inovadores como a mesa-técnica, o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE) e o Sistema Radar.
Além disso, titulares da Secretarias de Controle Externo (Secex) e coordenadores de comitês trarão na bagagem conhecimento e prática para seus setores, adquiridos em diversas oficinas e palestras. Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), novas formas de comunicação pública no ambiente digital e ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar auditorias ambientais são só alguns exemplos das capacitações.
Ao todo a programação tem oito painéis e conferências, cinco oficinas, 13 reuniões técnicas, e Assembleia Geral da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Entre os palestrantes destacam-se os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas e Antonio Anastasia, além do cientista político Fernando Schuler, e do advogado e filósofo, Silvio Almeida.
Vale mencionar que, durante a semana, serão apresentados ainda os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC) e do Programa Nacional de Transparência Pública.
O VIII ENTC é promovido pela Atricon em conjunto com o TCE-MT, Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa (Irb), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor