• Cuiabá, 10 de Setembro - 2025 00:00:00

Fecomércio: balanço anual mostra índices positivos de vendas


Regina Botelho

Em que pese a perda de poder aquisitivo da população, em razão da crise na economia do país, dados divulgados pela Fecomércio-MT consideram um quadro positivo no Estado em relação às vendas.

De acordo com um levantamento da entidade, ""apesar do recuo em setembro, balanço anual mostra bons índices de vendas".

Em tempo, vale lembrar que dados recentes apontam aumento constante no valor da cesta básica - sendo um "termômetro" na economia.

Confira os dados divulgados pela Fecomércio na íntegra:

A mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com referência ao mês de setembro, mostrou que o volume de vendas do comércio varejista no estado cresceu 0,1% sobre o mês anterior e apresentou queda de -1,9% na receita.

Ainda assim, o levantamento divulgado pelo IBGE e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) acumula crescimento de 12,7% no volume de vendas no estado no comparativo com setembro do ano passado, com a receita crescendo 17% no mesmo período.

Apesar da recente queda, as perspectivas para o comércio são promissoras para o fim de ano. Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, as famílias podem estar buscando gastar mais em datas comemorativas. “Mesmo com a queda de setembro, associada à expectativa de compras concentradas no fim de ano, as estimativas mostram uma alta perspectiva de consumo no estado para o último trimestre de 2022, impulsionando o comércio e a circulação de renda”.

O cenário mato-grossense segue em ritmo de crescimento bem maior que a média nacional, que apresentou alta de 3,2% no volume de vendas varejistas e de 13,7% no aumento da receita no país.

O IPF-MT destaca que os índices do comércio no estado mostram que o setor está em crescimento não somente acima da média nacional, mas também em patamares ainda maiores que os registrados em setembro 2019, quando o volume de vendas do comércio varejista cresceu em 1,8% e o de receita 6,4%.

“O estado desponta em âmbito nacional no crescimento do comércio, principalmente em comparação a 2021, quando o país se mostrava em recuperação da pandemia da Covid-19. Esse cenário corrobora para um crescimento forte da economia como todo, já que o comércio está ligado diretamente ao consumo das famílias”, afirmou Wenceslau Júnior.

Considerando o comércio varejista ampliado, que engloba a venda de veículos e motos, partes e peças, além de materiais de construção, os índices mensais de setembro no estado estão melhores, com crescimento no volume de vendas em 0,5% e leve queda da receita em 0,3%.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: