O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) informa que:
Em cerimônia virtual, o advogado Eustáquio Inácio de Noronha Neto tomou posse como juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na categoria jurista, nesta sexta-feira (07.10). Ele ocupará o cargo, anteriormente ocupado por Sebastião Monteiro da Costa Júnior, no biênio de 07/10/2022 a 07/10/2024.
A Sessão Solene foi transmitida pelo canal do TRE-MT no YouTube. Clique aqui para acessar.
Eustáquio Inácio de Noronha Neto foi nomeado pelo presidente da República, por meio do Decreto n° 23, de 23 de setembro de 2022, publicado no Diário Oficial da União (DOU) n° 183, seção 2, p. 1, de 26 de setembro de 2022. Ele concorreu com os advogados Huendel Rolim Wender e Welder Queiroz dos Santos.
O advogado empossado ressaltou que é uma honra assumir o cargo. “Certamente esse dia ficará marcado na minha carreira e na minha vida. À sociedade mato-grossense, prometo exercer minha função com responsabilidade e probidade, defendendo o Estado Democrático de Direito, nossa constituição federal, assim como as leis da República, com propósito de garantir nossa tão conquistada democracia. Agradeço primeiramente à Deus, que nos momentos de desânimo, sempre me amparou e renovou a minha fé”, disse, estendendo os agradecimentos à família, amigos, Tribunal de Justiça (TJMT), ao desembargador Carlos Alberto Alves Rocha, e demais membros do Pleno do TRE-MT.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, destacou o longo trajeto que o advogado precisa percorrer até sua escolha como juiz-membro na categoria jurista. “Primeiro a inscrição, na qual o próprio advogado deve ter a consciência de que ele tem a capacidade, e pelo currículo nós já vimos que isso ocorre. Depois, vem a escolha de três membros pelo TJ, com a disputa de vários candidatos não menos competentes. No TRE, também é preciso preencher uma série de requisitos para ser remetido ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e por último a etapa mais política, que é a escolha pelo presidente da República. A responsabilidade é muito grande nesta Corte, mas já pude perceber sua capacidade e comprometimento”.
A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, parabenizou o novo juiz-membro. “Seja bem-vindo e que tenha sucesso nesta nova missão que abraça”. O juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho fez o pronunciamento de recepção ao empossado, no qual destacou a competência do advogado. “Será uma tarefa árdua, pois vivemos tempos de turbulência, passamos pela pandemia, e estamos vivenciando uma sociedade polarizada, que traz muitos desafios. Mas tenho consciência de que vossa excelência fará um profícuo biênio”.
A solenidade de posse contou também com a participação da presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT, Hélio Ramos, entre outras autoridades.
Currículo
Com atuação no Direito Eleitoral e Direito Criminal, Eustáquio Inácio de Noronha Neto é advogado desde 2008, atua como professor universitário na graduação e pós-graduação desde 2013 e é membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). É mestrando e doutorando pela Universidade Autônoma de Lisboa, pós-graduado em Direito Público pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), e pós-graduando em Direito Eleitoral pela Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM/IDB). O advogado é natural de Curitiba (PR), filho de Luiza Adélia Beal e José Pereira de Noronha. Nasceu em 1° de janeiro de 1980.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor