POR TÉRCIO AMARAL - CONGRESSO EM FOCO
A nova rodada da pesquisa Datafolha para a eleição presidencial, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra que o ex-presidente Lula (PT) aumentou as chances de vencer Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Faltando 10 dias para a eleição, Lula tem uma vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro.
Na pesquisa, Lula tem 47% dos votos totais. No levantamento anterior, o petista tinha 45%. Bolsonaro manteve 33%. Ciro Gomes, do PDT, oscilou de 8% para 7%. Já Simone Tebet, do MDB, segue com 5%, empatada tecnicamente com Ciro. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, oscilou de 2% para 1%.
A pesquisa Datafolha tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais, ou para menos. O levantamento foi feito de terça (20) a esta quinta (22). O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, sendo registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo turno
O Dafolha também simulou o segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. Pelo levantamento divulgado nesta quinta (22), Lula venceria Bolsonaro por 54% contra 38% das intenções do atual presidente. A pesquisa mostra que o cenário do segundo turno segue estável. O percentual desta simulação é o mesmo da última semana. Outros 7% dizem que votariam em branco e 2% não opinaram.
AUTORIA
![]()
TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor