Da Assessoria
Os investimentos feitos no setor de segurança pública para o Estado de Mato Grosso e novas propostas para a área foram o foco do programa eleitoral do candidato à reeleição ao governo do Estado, Mauro Mendes (União), desta sexta-feira (16.09).
A abordagem apostou em depoimentos de servidores das forças de segurança a respeito dos investimentos feitos na área. E, ao final, o proprio candidato encerra o programa trazendo novas proposituras para o setor.
Confira mais informações do programa eleitoral veiculado:
Policiais militares, civis e bombeiros falaram das melhores condições de trabalho que receberam na gestão Mauro Mendes e que culminaram na redução dos índices de diversos crimes em todo Estado.
O programa relembrou a situação caótica em que Mauro Mendes pegou o Estado, com viaturas sendo rebocadas por falta de pagamento e de combustível. “É importante destacar que no final do ano de 2018, realmente, a situação da segurança pública era calamitosa”. “Atraso de salários. Quem tinha um fardamento é que tinha tirado do próprio bolso”, contaram o tenente-coronel PM James, comandante do 15º CR de Peixoto de Azevedo, e o tenente-coronel PM, Mariowillian Fukjinaka, comandante da Escola Militar de Nova Mutum.
Em três anos da gestão Mauro Mendes, a segurança pública teve concurso, em que serão chamados mais de mil profissionais para renovar o efetivo, além de receber 270 novas viaturas, 165 motos, 200 fuzis, 12 mil pistolas Glock, e investimentos em tecnologia, com 3.900 rádios digitais, que tornaram as polícias de Mato Grosso as mais bem equipadas do país.
“2019 para cá é um divisor de águas. A preocupação com a segurança passou a ser evidente. Um volume de investimentos nunca visto na corporação até então. Estou há 21 anos na Polícia Militar e não tinha visto ainda. A gente tem equipamentos de qualidade, novos, viaturas de qualidade, novas, e condições de fazer o serviço com a qualidade que a população merece”, destacam o capitão BM, Leandro Kunze, comandante do 1º CIBM de Barra do Garças, e o tenente-coronel PM, Melo, superintendente de Planejamento da PM.
“Essa é uma transformação gigante, coloca a corporação na vanguarda de grandes instituições em nível mundial”, completou Melo.
O programa trouxe ainda que foram feitos convênios com municípios para construção de batalhões, tanto da PM quanto do Corpo de Bombeiros, além de núcleos e vilas militares da PM. A criação do Patrulhamento Rural garantiu a presença dos policiais nas mais distantes localidades do Estado. “A polícia é bem-vinda, onde ela está fazendo o ‘trajetório’ o mal não para”, contou o produtor rural Adão Santos.
Todas as ações foram revertidas em redução do número de homicídios em 20%, de roubos em 56%, de roubos de veículos em 37%. E a apreensão de drogas bateu recordes, mais que dobrando, de 14,4 mil apreensões em 2018, para 31,2 mil em 2021.
Combate à violência contra as mulheres
Outra ação implantada na gestão Mauro Mendes foi a criação de programas de prevenção e combate à violência contra as mulheres.
“Podemos dizer que o governo tem um cuidado especial para com as mulheres. Prova disso são as inúmeras ferramentas de proteção e de segurança à mulher, como a Patrulha Maria da Penha, Medida Protetiva Online, Botão do Pânico, uma delegacia que funciona 24 horas para atender as mulheres vítimas de violência doméstica e crimes sexuais”, destacou a delegada Jandira Laranjeira, coordenadora do Plantão de Atendimento à vítima de violência doméstica e sexual.
“E podemos dizer que o Plantão da Mulher existe por conta da sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes”, completou ela.
“Tivemos esse cuidado e carinho de olhar para essa delegacia como uma referência não só de um lugar físico, mas um lugar que seja emocional, carinho, atenção e amor. Para que a mulher se sinta realmente amparada pelas pessoas com quem vai abrir seu coração”, disse a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacando ainda o programa Ser Mulher, que vai conceder ajuda de custo para que mulheres vítimas de violência possam pagar aluguel, além de garantir a qualificação profissional para que voltem ao mercado de trabalho, sem depender dos maridos.
Propostas
“Vamos seguir trabalhando pela segurança das famílias mato-grossenses, ampliar os programas de prevenção e combate à violência contra as mulheres e de combate às drogas. Vamos fortalecer o programa Tolerância Zero, instalar 25 mil câmeras de monitoramento em todo Estado e nomeando novos policiais para aumentar as forças de segurança. Tenho muito orgulho de tudo o que já fizemos e ainda muito mais vontade de continuar trabalhando para seguir mudando a vida dos mato-grossenses”, reforçou o governador Mauro Mendes.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo