A visita de Bolsonaro ao Parque Tecnológico São José dos Campos gerou "reações" - leia-se Nota de Repúdio assinada por Ricardo Galvão, cientista e ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
NOTA DE REPÚDIO:
Repudio à visita do presidente e agora candidato Jair Bolsonaro (PL) a um dos mais importantes polos de inovação tecnológica deste país, onde proferiu uma palestra sobre ciência, hoje (18).
A visita de Bolsonaro ao Parque Tecnológico São José dos Campos é um escárnio, tendo em vista sua postura negacionista, seu desprezo pela ciência, sua falta de transparência e compromisso com os institutos e servidores públicos que dedicam suas vidas aos órgãos de excelência de tecnologia e inovação deste país.
São José dos Campos é conhecida por abrigar distintos órgãos de C&T, tais como o IFSP-SJC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), o Parque Tecnológico São José dos Campos, o CEMADEN, o DCTA (com seus institutos subordinados, tais como ITA, IEAv, IFI, IAE) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), todos de uma maneira ou outra subordinados ao governo brasileiro e muitos deles duramente atacados e prejudicados durante o governo Bolsonaro.
Repudio todas as ações contrárias à ciência, à falta de investimento em educação superior pública, à falta de incentivo à pesquisa e aos pesquisadores, ao cerceamento do trabalho de servidores públicos sérios e de carreira, a todos os atos conduzidos e palavras proferidas por este mandatário, nos últimos quase quatro anos.
Por fim, reforço aqui meu compromisso com a democracia em primeiro lugar, educação, ciência, pesquisa e com a construção de um futuro socialmente justo e economicamente sustentável para o Brasil.
Ricardo Galvão, cientista e ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto de Resolução: Prêmio ALMT de Jornalismo é aprovado
Polícia Civil confirma prisão de suspeito por extorquir R$ 150 mil
Inflação oficial recua 0,11% em agosto, menor resultado desde 2022
Wellington elogia Fux e pede anulação do processo contra Bolsonaro
Aprovado na AL projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de MT
Pesquisa revela que menos de 40% dos alunos valorizam professor
PC mira fraude em contratos da Metamat; CGE aponta esquema de R$ 22 mi
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração