• Cuiabá, 11 de Setembro - 2025 00:00:00

NOTA DE REPÚDIO À VISITA DE BOLSONARO


A visita de Bolsonaro ao Parque Tecnológico São José dos Campos gerou "reações" - leia-se Nota de Repúdio assinada por Ricardo Galvão, cientista e ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

NOTA DE REPÚDIO:

Repudio à visita do presidente e agora candidato Jair Bolsonaro (PL) a um dos mais importantes polos de inovação tecnológica deste país, onde proferiu uma palestra sobre ciência, hoje (18).

A visita de Bolsonaro ao Parque Tecnológico São José dos Campos é um escárnio, tendo em vista sua postura negacionista, seu desprezo pela ciência, sua falta de transparência e compromisso com os institutos e servidores públicos que dedicam suas vidas aos órgãos de excelência de tecnologia e inovação deste país.

São José dos Campos é conhecida por abrigar distintos órgãos de C&T, tais como o IFSP-SJC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), o Parque Tecnológico São José dos Campos, o CEMADEN, o DCTA (com seus institutos subordinados, tais como ITA, IEAv, IFI, IAE) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), todos de uma maneira ou outra subordinados ao governo brasileiro e muitos deles duramente atacados e prejudicados durante o governo Bolsonaro.

Repudio todas as ações contrárias à ciência, à falta de investimento em educação superior pública, à falta de incentivo à pesquisa e aos pesquisadores, ao cerceamento do trabalho de servidores públicos sérios e de carreira, a todos os atos conduzidos e palavras proferidas por este mandatário, nos últimos quase quatro anos.

Por fim, reforço aqui meu compromisso com a democracia em primeiro lugar, educação, ciência, pesquisa e com a construção de um futuro socialmente justo e economicamente sustentável para o Brasil.

 

Ricardo Galvão, cientista e ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: