POR RUDOLFO LAGO - PORTAL CONGRESSO EM FOCO
O Instituto FSB divulgou na manhã desta segunda-feira (11) a 6ª rodada da pesquisa de intenção de voto para presidente da República que faz por encomenda do BTG Pactual. No cenário mais completo, onde é testado um número maior de candidatos, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, caiu dois pontos percentuais com relação à rodada anterior, de junho. E o presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição, caiu um ponto percentual.
De acordo com a pesquisa, Lula tem 41% (tinha 43% em junho). Bolsonaro tem 32% (tinha 33% na rodada anterior). Em seguida, vem Ciro Gomes, do PDT, com 9% (tinha 8% em junho). Simone Tebet, do MDB, tem 4% (tinha 3%). André Janones, do Avante, tem 3%. Felipe D’Ávila, do Novo, tem 1%. Vera Lúcia, do Psol, tem 1%. Pablo Marçal, do Pros, também 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, onde não é apresentada ao eleitor uma lista de candidatos, Lula subiu um ponto, passando de 39% para 40%. E Bolsonaro caiu um ponto, de 31% para 30%.
O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores entre os dias 8 e 10 de julho, por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
A disputa por segmentos
Segundo a pesquisa, Lula vence as eleições entre as mulheres (43% contra 24%). Mas perde, na margem de erro, entre os homens (40% para Bolsonaro contra 39% para Lula).
O candidato do PT vence em todas as faixas etárias – sua vantagem entre os mais idosos é 45% contra 28%; Bolsonaro se aproxima mais na faixa entre 25 anos e 40 anos, onde lula tem 39% e ele 35%.
Lula vence entre os que têm ensino fundamental (51% a 28%) e ensino médio (36% a 34%). E empata entre os que têm ensino superior (34% para ambos).
Entre os católicos, Lula tem 45% e Bolsonaro tem 30%. Entre os evangélicos, Bolsonaro tem 42% e Lula tem 33%. Nas demais religiões, Lula tem 39% e Bolsonaro 28%. Entre os que se declaram sem religião, Lula tem 44% e Bolsonaro 22%.
Lula vence com folga entre os que têm menor renda. Entre os que ganham até um salário mínimo, o candidato do PT tem 53% contra 17% de Bolsonaro. Mas perde entre os mais ricos. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, Bolsonaro tem 43% e Lula 29%.
Lula vence nas regiões Nordeste (59% a 17%) e Sudeste (37% a 33%). Bolsonaro vence na margem de erro nas regiões Norte/Centro-Oeste (39% a 38%). E vence na região Sul (47% a 27%).
No cenário de segundo turno, Lula vence Bolsonaro com 53% contra 37%.
Veja abaixo o relatório completo da pesquisa:
AUTORIA
RUDOLFO LAGO Diretor do Congresso em Foco Análise. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica