Da Redação
A diretora executiva da rede Saúde Livre de clínicas de Vacinas, Rosane Argenta, pontua um alerta em relação ao quadro das vacinas contra a covid-19 - considerando a baixa procura pelo imunizante.
De acordo com ela, a expectativa é que no segundo semestre haja mais empresas vendendo o imunizante que não da Pfizer e da AstraZeneca e assim como outras marcas haverá mais disponibilidade do produto o que também deve chegar as pessoas num valor mais acessível que nesse primeiro momento.
“Vamos aguardar o segundo semestre para começarmos a oferecer o imunizante para quem tiver interesse e na marca que desejar”, explica Rosane.
A análise se dá no contexto de que apesar do governo federal ter liberado a compra de vacinas contra covid-19 pela iniciativa privada direto dos fabricantes, via Medida Provisória assinada pelo presidente no dia 17 de junho, a baixa procura na rede pública desestimula a disponibilização para venda nas clínicas privadas.
A medida é decorrência do fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida não trará prejuízos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
O órgão justifica que a vacinação no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários. Além disso, o Ministério da Saúde mantém contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de 50 milhões, reforça a especialista.
A realidade antes em 2021 quando somente a rede pública podia comprar os imunizantes difere dos dias atuais em que não há mais escassez da vacina contra a covid-19, acentua.
Vale lembrar que o país sofre mais uma onda de transmissão em alta do coronavírus - e que também elevou o número de mortes diárias em decorrência do coronavírus.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína