Da Redação
“Em 2021 a conta de energia elétrica acumulou alta de 114%, diante de 48% da inflação no igual período. Isso deixa claro a discrepância de valores praticados em detrimento ao consumidor mato-grossense, em especial do consumidor residencial que é a parte mais sensível desta relação de consumo”, defendeu o deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil).
A avalição do deputado se dá no campo em que a Assembleia Legislativa poderá criar uma força-tarefa para avaliar a suspensão do reajuste tarifário anual autorizado aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último dia 12.
Proposto pelo deputado Xuxu Dal Molin, o memorando nº 067/2022 foi protocolado nesta semana - junto ao gabinete do presidente Eduardo Botelho (União Brasil) e à Procuradoria-Geral do Parlamento estadual.
Em vigor desde sábado (16), o reajuste de 20,36% atinge diretamente 1,56 milhão de unidades consumidoras cadastradas em Mato Grosso.
Ao justificar o pedido, Dal Molin reiterou que "o estado se tornou autossuficiente na produção de energia elétrica e um dos maiores fornecedores do Sistema Interligado Nacional (SIN) – rede de transmissão elétrica que interliga o país".
Outro ponto abordado pelo parlamentar, foi "o fato de o reajuste ter entrado em vigor na mesma data escolhida pelo governo federal para o início da bandeira verde, modalidade convencional sem custos adicionais por consumo de quilowatts-hora (kwh)".
O parlamentar acentuou que "desde setembro o contribuinte sente no bolso os efeitos da crise hídrica no país, e quando as coisas começam a normalizar somos surpreendidos com esse comunicado esdrúxulo da Aneel. A impressão que tenho é que eles [Aneel] estão ‘brincando’ com os consumidores do estado e a sociedade de modo em geral".
Em sessão, o parlamentar apresentou o Requerimento 265/2022 solicitando esclarecimento ao diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, sobre quais medidas foram adotadas para reduzir o índice de reclamações relacionadas a má qualidade do serviço de distribuição de energia em Mato Grosso.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado