Por Volney Albano/Assessoria
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) entregou na Câmara um abaixo-assinado contra o PL 337/2022, que propõe a retirada de Mato Grosso da Amazônia Legal. Denominado de Manifesto pela Terra, o documento conta com mais de 5 mil assinaturas.
Além disso, mais de 60 entidades da sociedade civil e grupos de pesquisa aderiram ao texto. As assinaturas foram coletadas pelo movimento: Mato Grosso na Amazônia é Legal.
Rosa Neide entregou o manifesto na mesa diretora da Casa, em seguida subiu à tribuna onde discursou contra o PL, proposto pelo deputado Juarez Costa (MDB-MT). “Os limites dos biomas brasileiros são definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com essa lei querem empurrar o limite da Amazônia mato-grossense”, criticou.
A parlamentar ressaltou ter boa relação de amizade com o deputado Juarez, mas é radicalmente contra a exclusão do Estado da Amazônia Legal. “O que esse projeto visa é expandir a fronteira agrícola para cima da Floresta, desmantando as reservas e as terras indígenas preservadas, acabando com as nascentes e as grandes reservas de água doce”, denunciou.
“O próprio deputado que se coloca como relator, Neri Geller (PP), já disse por diversas vezes, o setor produtivo do Estado também afirma, que Mato Grosso pode dobrar sua produção sem precisar derrubar mais nenhuma árvore, basta apenas usar melhor as áreas já abertas, com mais tecnologia”, afirmou Rosa Neide.
O abaixo-assinado com adesão de pesquisadores das Universidades Públicas do Estado e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de movimentos sociais, representantes de povos indígenas e tradicionais, estudantes e sociedade em geral, denuncia ainda, que a saída de Mato Grosso da Amazônia Legal trará prejuízos não somente ao meio ambiente, mas ao setor produtivo.
“Fora da Amazônia Legal, nosso Estado perderá os financiamentos e o apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e do Banco da Amazônia (BASA). Nossa produção poderá ser taxada como predatória e insustentável. O aumento do desmatamento da Amazônia para plantio de monoculturas vai inviabilizar as exportações de Mato Grosso”, finalizou.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade
Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite
Bolsonaro é preso pela Polícia Federal em Brasília