O Ministério Público Estadual (MPE) informa que "na próxima sexta-feira (18), às 9h, será lançado no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso o projeto “Cibus – Você tem fome de quê?”. A iniciativa será apresentada aos procuradores, promotores de Justiça e servidores da instituição em reunião virtual, por meio da plataforma teams. O objetivo é conquistar a adesão do maior número possível de Promotorias de Justiça para que o projeto possa ser executado em vários municípios do estado".
Confira mais informações, segundo o MP:
Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Segurança Alimentar, o projeto prevê várias ações com intuito de fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população. Entre as medidas previstas, está a articulação com o Estado para envio de projeto de lei ao Poder Legislativo que vise a criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, fomentando a adoção de políticas públicas voltadas ao tema em todo o território mato-grossense.
O projeto estabelece ainda a implantação de hortas nas instituições de ensino da rede pública de educação, como forma de incentivar a produção e o consumo de alimentos de qualidade; a realização de curso de capacitação em produção sustentável a pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais, além da produção de vídeo educativo para alunos da rede pública de ensino.
RETRATO – Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que entre 2017 e 2018, dos 68,9 milhões de domicílios estudados, 36,7% estavam com algum nível de insegurança alimentar, atingindo ao todo 84,9 milhões de pessoas, um aumento de 36,7% de domicílios em comparação com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD de 2013).
Em âmbito estadual, a referida pesquisa de amostragem apontou que em Mato Grosso cerca de 25% dos domicílios encontravam-se em situação de insegurança alimentar, sendo 17% em grau considerado leve, 5% em patamar moderado e 3% em estado de insegurança alimentar grave (fome). Ao todo foram estudados 1.114 domicílios.
A situação de insegurança alimentar tem se mostrado cada vez mais presente na realidade da população, com substancial incremento em virtude da pandemia da Covid-19.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido